Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 12.04.19 - 15h22

Prefeito vistoria ações da Operação Inverno na Zona Norte do Recife

img_alt

No Brejo da Guabiraba, Geraldo acompanhou serviços de capinação e obras do Programa Parceria (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio acompanhou de perto na manhã desta sexta-feira (12) as ações da Operação Inverno no Córrego Manoel das Meninas, no Brejo da Guabiraba, Zona Norte do Recife. No local, o gestor conversou com moradores, acompanhou a colocação de lonas, serviços de capinação e fez vistorias de monitoramento ao lado da equipe da Defesa Civil.

"Desde o início do ano, estamos com a Operação Inverno rodando em toda a cidade com obras de prevenção e ações de conscientização. Hoje, fizemos aqui o trabalho de colocação de lonas e visitamos várias intervenções do Programa Parceira feitas em conjunto com a população, além de obras de escadarias e proteção de encostas", afirmou o prefeito. "Neste tempo de chuva, prevenir é o mais importante. A gente tem mais de 200 obras de parceria em andamento e sendo iniciadas na cidade. Tudo isso protege a vida das pessoas e isso é o principal", acrescentou.

Alguns trechos da localidade também receberam intervenções do projeto Mais Vida nos Morros. As tintas coloriram encostas e escadarias e humanizaram ainda mais a localidade. Pontos de acúmulo de lixo foram completamente eliminados e transformados em jardineiras. 

Geraldo vistoriou ainda áreas que receberam geomantas e as obras do Programa Parceria. A iniciativa consiste em um trabalho conjunto entre a comunidade e o poder público, em que a Prefeitura entra com material e orientação técnica e o morador com a mão de obra. 

OPERAÇÃO INVERNO - Para minimizar os impactos causados  pelas chuvas na cidade, a Prefeitura do Recife desde janeiro monitora e atua nas ruas e morros da cidade com um efetivo de mais de 6.100 profissionais. 

A Operação Inverno este ano destinou R$ 81 milhões em recursos para diversas ações como contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, colocação de lonas plásticas, implantação de geomanta, limpeza de canais e eliminação de pontos de alagamento, entre outras.

Vários canais da cidade também foram limpos pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). A previsão é atingir a marca de 99 equipamentos até o fim da Operação. De janeiro a abril, foram retirados mais de 26 mil toneladas de lixo dos canais. A Emlurb também realizou obras para eliminar três pontos de alagamentos e outras seis estão em andamento.