Prefeito anuncia sistema de alerta contra as chuvas
O prefeito João da Costa lançou, ontem (11), no Auditório Capiba, na  sede da Administração Municipal, o Plano de Ação para o Trânsito do  Recife 2011/2012, composto por uma série de intervenções para a melhoria  dos padrões de mobilidade urbana. O pacote de serviços está dividido em  nove metas, desde a modernização semafórica, com a implantação de  equipamentos de proteção para a variação de tensão elétrica, incluindo  baterias nos semáforos de trânsito, a criação de giros de quadra até a  manutenção de ciclovias. O investimento total do plano, que tem o prazo  de um ano para a execução, é de R$ 17.916.560,00.
Para o gestor,  as ações são uma sequência das diretrizes do Plano de Mobilidade do  Recife com o objetivo principal de melhorar a fluidez do trânsito na  cidade. São demandas que a CTTU já poderá iniciar e facilitarão muito a circulação em alguns pontos críticos do município.  Segundo João da Costa, essa será a primeira etapa de um processo. No  prazo de um mês haverá, em parceira com o Governo do Estado, a  divulgação de um plano maior de intervenções físicas de grande porte que  inclui os corredores de transportes. São ações dentro do PAC da  Copa que estamos discutindo com o Governo de Pernambuco e envolvem  financiamento do Governo Federal e recursos do próprio Estado, disse. 
No  evento, a presidente da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa, fez uma  explanação detalhada de cada uma das metas apresentadas. Ela explicou  que as intervenções já forma iniciadas, a exemplo da modernização da  rede semafórica. O trabalho repercutirá na melhor sincronização dos  sinais de trânsito, garantindo que não ocorra o desligamento dos  equipamentos na falta de energia elétrica, afirmou. 
O  objetivo da Prefeitura é melhorar a circulação de pedestres, veículos e  ciclistas intervindo nos logradouros e realizando a manutenção de locais  estratégicos, a exemplo dos principais corredores viários e o entorno  dos mercados públicos. O plano busca ainda responder aos anseios da  população para a efetiva promoção de um trânsito melhor.
