NOTÍCIAS

Cultura | 12.05.11 - 12h20

Prefeito anuncia sistema de alerta contra as chuvas

O prefeito João da Costa lançou, ontem (11), no Auditório Capiba, na sede da Administração Municipal, o Plano de Ação para o Trânsito do Recife 2011/2012, composto por uma série de intervenções para a melhoria dos padrões de mobilidade urbana. O pacote de serviços está dividido em nove metas, desde a modernização semafórica, com a implantação de equipamentos de proteção para a variação de tensão elétrica, incluindo baterias nos semáforos de trânsito, a criação de giros de quadra até a manutenção de ciclovias. O investimento total do plano, que tem o prazo de um ano para a execução, é de R$ 17.916.560,00.

Para o gestor, as ações são uma sequência das diretrizes do Plano de Mobilidade do Recife com o objetivo principal de melhorar a fluidez do trânsito na cidade. São demandas que a CTTU já poderá iniciar e facilitarão muito a circulação em alguns pontos críticos do município. Segundo João da Costa, essa será a primeira etapa de um processo. No prazo de um mês haverá, em parceira com o Governo do Estado, a divulgação de um plano maior de intervenções físicas de grande porte que inclui os corredores de transportes. São ações dentro do PAC da Copa que estamos discutindo com o Governo de Pernambuco e envolvem financiamento do Governo Federal e recursos do próprio Estado, disse.

No evento, a presidente da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa, fez uma explanação detalhada de cada uma das metas apresentadas. Ela explicou que as intervenções já forma iniciadas, a exemplo da modernização da rede semafórica. O trabalho repercutirá na melhor sincronização dos sinais de trânsito, garantindo que não ocorra o desligamento dos equipamentos na falta de energia elétrica, afirmou.

O objetivo da Prefeitura é melhorar a circulação de pedestres, veículos e ciclistas intervindo nos logradouros e realizando a manutenção de locais estratégicos, a exemplo dos principais corredores viários e o entorno dos mercados públicos. O plano busca ainda responder aos anseios da população para a efetiva promoção de um trânsito melhor.