Prefeitura realiza IV Ciclo de Palestras do Fórum Recife do Envelhecimento Ativo
Palestras mensais discutem temas que incentivam a prática do envelhecimento ativo
Por Marina Tigre
No próximo dia 31 de maio, dá-se início ao IV Ciclo de Palestras do Fórum Recife do Envelhecimento Ativo, que tem como objetivo promover um debate acadêmico social, voltado para o aprofundamento de temáticas e a socialização de experiências que proporcionem a prática do envelhecimento ativo. Sob a perspectiva dos direitos humanos, o evento sugere uma reflexão sobre questões trazidas a partir do envelhecimento humano.
A primeira palestra do ciclo abordará os aspectos demográficos do processo de envelhecimento populacional e os Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa. O encontro será realizado no auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e conta com a presença da comunidade acadêmica, organizações governamentais e não governamentais ligadas ao tema, além de movimentos sociais locais e gestores públicos municipais e estaduais.
As vagas são limitadas a 400 participantes por palestra e as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio, através do telefone 3355.8347 ou no primeiro andar do edifício sede da PCR, na Gerência da Pessoa Idosa. Após o evento, os inscritos receberão certificados de participação. O projeto é organizado pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC) e realizado pela Prefeitura do Recife, em parceria com a FAFIRE.
Confira a programação completa do evento:
31 de maio | Aspectos demográficos do processo de envelhecimento populacional/Direitos fundamentais da pessoa idosa
28 de junho | Enfrentamento à violência e maus-tratos contra a pessoa idosa
19 de julho | Arteterapia como canal expressivo
30 de agosto | Sexualidade e Envelhecimento
27 de setembro | Diálogos interdisciplinares sobre Alzheimer e Parkinson
25 de outubro | O papel da pessoa idosa na sociedade contemporânea
29 de novembro | A segurança com foco no idoso
27 de dezembro | Espiritualidade e finitude
As datas previstas podem sofrer alterações.