NOTÍCIAS

| 12.05.12 - 17h58

Projeto Identidade Cidadã realiza ação no Morro da Conceição

Mais de 300 carteiras de identidade foram solicitadas no mutirão de serviços que ofereceu ainda palestra e kits de higiene para a comunidade

[caption id="attachment_18405" align="alignleft" width="334" caption="No período de atendimento foram solicitadas 300 carteiras de identidade, 100 carteiras de trabalho e 100 certidões de nascimento. Foto: Inaldo Lins"][/caption]

O Morro da Conceição recebeu nesta manhã de sábado (12) o Projeto Identidade Cidadã. A ação aconteceu na Escola Estadual João Barbosa, das 8h às 12h e é uma iniciativa envolvendo diversos órgãos governamentais como a Prefeitura do Recife e o Corpo de Bombeiros para atender a população com serviços básicos de maneira rápida e ampla.

Logo cedo, dezenas de pessoas já faziam fila para tirar documentos, se vacinarem, cortar cabelo e assistir palestra do Corpo de Bombeiros. Durante a ação, havia ainda servidores da Secretaria de Assistência Social fornecendo orientações sobre Carteiras de Acesso e Bolsa Família. Além da vacinação antitetânica, tríplice viral e da gripe, foram distribuídos kits com escovas e cremes dentais e realizadas aplicações de flúor na criançada.

Mariana Santa Cruz, gerente de Orientação e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, ressalta que esta ação é uma maneira de garantir o pleno exercício dos direitos civis dos cidadãos. “Realizamos o projeto em toda a cidade do Recife, de acordo com a demanda de pedidos de cada comunidade.”, explicou.

Mauricéa Santiago, uma das lideranças da comunidade explicou que ela e várias pessoas se mobilizaram solicitando que o projeto fosse ao Morro da Conceição. “Sabemos que existe um custo que nem todo mundo pode arcar para tirar documentação e também dificuldade de locomoção. E tirar documentos é ser cidadão. Sem eles, não existimos na sociedade. Não podemos ter emprego, nem votar.”, completou.

O Corpo de Bombeiros realizou uma palestra sobre Prevenção de Acidentes no Lar. “Algumas tragédias poderiam ser evitas com simples informação. Então, estamos comparecendo às comunidades para esclarecer como evitar acidentes com panelas de pressão, botijões de gás, choques elétricos, entre outros. Como novidade, trouxemos um manequim infantil, para ensinar primeiros socorros em caso de engasgos, epilepsia, convulsões e choques.”, contou o Tenente Werben, o palestrante do dia.

No período de atendimento foram solicitadas 300 carteiras de identidade, 100 carteiras de trabalho e 100 certidões de nascimento, além de dezenas de CPF. “É a oportunidade de tirar gratuitamente todos os documentos do meu filho que os perdeu em um acidente e ficou com dificuldade de locomoção”, comentou Dona Luzinete Pereira dos Santos, uma das primeiras a chegar ao local.

O projeto Identidade Cidadã é resultado da parceria da Prefeitura da Cidade do Recife, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, e o Governo Estado, por meio das Secretarias de Defesa Social, Desenvolvimento social e Direitos Humanos.