NOTÍCIAS

| 12.05.14 - 14h51

Prefeitura dá início à requalificação do Centro de Saúde Albert Sabin

[caption id="attachment_45786" align="alignleft" width="680"] Prefeito Geraldo Julio assinou, na manhã desta segunda-feira (12), a ordem de serviço para reforma do local. O evento ainda contou com a implantação do Consultório na Rua. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio assinou, nesta segunda-feira (12), autorização para a reforma do Centro de Saúde Albert Sabin, localizado na Rua Padre Roma, no bairro da Tamarineira. No valor de R$ 853,7 mil, a intervenção na unidade, que deverá ser concluída em 150 dias, vai promover melhorias nas instalações elétricas, hidrossanitárias, na pavimentação e no revestimento de piso e teto. Na ocasião, o gestor também implantou o Consultório na Rua (CnaR).

"Vamos realizar esta obra por setores, para que o atendimento continue normalmente aqui no Centro. Muitas obras novas estão sendo feitas, como a construção do Hospital da Mulher, das Upinhas 24h, Upas Especialidades, mas também estamos cuidando da rede existente. Quase todas as unidades de saúde municipais estão em reforma, e essa aqui é mais uma que precisa de uma infraestrutura mais adequada para o atendimento humanizado, ideal para a população. Queremos melhorar a estrutura para quem está trabalhando e para quem está sendo atendido", destacou o prefeito Geraldo Julio.

Na reforma, também está prevista uma ampliação dos serviços bucais. Antes, o atendimento era de atenção básica, e no centro apenas funcionava um ambulatório. Com a ampliação, a unidade ganhará um Centro de Especialidades Odontológicas, que também vai atender pessoas com necessidades especiais, fornecer prótese, realizar cirurgias bucais, além de um atendimento voltado para o câncer de boca.

Para complementar as ações na área da saúde, o prefeito também anunciou a implantação do programa Consultório na Rua (CnaR), que é uma política pública do Ministério da Saúde adotada pela Prefeitura do Recife para assistir população em situação de rua e faz parte do Plano Municipal de Atenção Integrada ao Crack e outras Drogas. "A abordagem do Consultório na Rua quer identificar as necessidades dessas pessoas em situação de vulnerabilidade e encaminhá-las para os equipamentos da rede municipal, e para um acompanhamento de sua situação, numa atenção integral á saúde, mobilizando tudo que for necessário: acompanhamento social, serviços de atenção à mulher, entre outros atendimentos", afirmou o prefeito, que ainda frisou que R$ 150 milhões estão sendo investidos em obras na saúde no Recife.

As equipes do CnaR do Recife são compostas por um psicólogo, um assistente social e dois técnicos sociais. A proposta é lidar com os diferentes problemas e necessidades de saúde da população em situação de rua, prestando atenção integral à saúde de forma itinerante e in loco. Sempre que necessário, as equipes compartilham o cuidado com as Unidades de Saúde da Família, com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), serviços de urgência e emergência e outros pontos de atenção da rede municipal.

O programa vai atender, inicialmente, as pessoas em vulnerabilidade dos Distritos Sanitários 1 (Recife, Santo Amaro, Boa Vista, Cabanga, Ilha do Leite, Paissandu, Santo Antônio, São José, Coelhos, Soledade e Ilha Joana Bezerra) e 6 (Pina, Boa Viagem, Brasília Teimosa, Imbiribeira, Ipsep, Jordão, Ibura, Cohab). Durante o evento, o prefeito Geraldo Julio ainda entregou duas vans para a realização do serviço, uma para cada Distrito.

Segundo o secretário de Saúde, Jailson Correia, o Consultório na Rua é um serviço que será agregado às políticas de atenção à saúde já existentes na rede municipal."Esta é uma iniciativa importante, pois o serviço vai até as pessoas em situação de rua, mobilizam-nas para virem ao sistema municipal de saúde para elas serem cuidadas. A partir de uma avaliação, as equipes diagnosticam todo o apoio que essas pessoas necessitam para encaminhá-las para o atendimento. Este é um serviço que se soma aos outros que já temos na nossa gestão, que preza por uma atenção humanizada", informou o secretário.

Brena Leite, coordenadora do Consultório na Rua, destacou a diferença para o programa Consultório de Rua. " O Consultório de Rua é uma ação voltada para usuários de drogas, atenção especial para esses casos. Já o Consultório na Rua é de atenção integral à saúde", ressaltou. A coordenadora ainda falou que nesta primeira etapa de implantação do programa vão ser disponibilizadas duas equipes do Consultório na Rua, uma para cada distrito que compreende cerca de dez bairros. A equipe do Distrito Sanitário 1 contará com o apoio da Unidade de Saúde da Família (USF) dos Coelhos II, já o Distrito 6 terá o apoio da Unidade de Saúde Dom Miguel Valverde.

ENFRENTAMENTO ÀS DROGAS - O Plano Municipal de Atenção Integrada ao Crack e outras Drogas é o primeiro do tipo lançado por uma gestão municipal. A iniciativa, lançada em novembro de 2013, reúne 14 secretarias e toda a sociedade civil em um grande esforço conjunto, cuja meta é promover a qualificação e a ampliação do atendimento da rede de assistência social. Entre as ações está a implantação de dois núcleos do Programa Atitude Municipal, com previsão de atendimento de 2,7 mil pessoas por mês e acolhimento a 130 usuários.

Além disso, serão feitas ampliações dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de oito para 18 até 2016. Já o número de Centros de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) subirá de três para seis no mesmo período. Também serão erguidos mais dois Centros POP, que cuidam de pessoas em situação de risco e vulneráveis - atualmente dois já estão em funcionamento.Também estão previstas parcerias com a rede complementar não governamental para acolhimento, tratamento e reinserção social de 120 usuários de crack, álcool e outras drogas; bem como a ampliação do número de Casas de Acolhida. Funcionam atualmente dez unidades no Recife. Até 2016, o município passará a contar com 23, o que significa um aumento de 289 para 490 acolhimentos.