Programa de Residência em Saúde promove oficina com preceptores
Nesta segunda-feira (11), os preceptores, profissionais que orientam os residentes dos Programas de Residências em Saúde da Secretaria de Saúde do Recife, participaram da primeira oficina, de um total de três, que acontecerá mensalmente, sob a coordenação da Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SEGTES). Estiveram presentes 40 preceptores, entre eles, representantes da residência em Psiquiatria, Enfermagem com Ênfase em Obstetricia, SAMU e Saúde Coletiva
Segundo Isabel Correia, coordenadora da oficina, o principal objetivo, nesta segunda-feira, foi integrar o grupo e apresentar a proposta político pedagógica dos programas de residência em saúde. "Hoje nós pudemos contextualizar os preceptores em relação ao que feito no Brasil e no Recife, identificamos, ainda, estratégias de formação e qualificação de recursos humanos no Sistema Único de Saúde (SUS)", disse Isabel.
O dia foi marcado por dinâmicas e palestras em que todos participaram e puderam trocar experiências. Para a enfermeira Renata Tiné, que trabalha com a residência de saúde coletiva multiprofissional, a oficina foi importante para tirar as dúvidas que sempre aparecem. "Me ajudou bastante, proporcionando ainda mais conhecimentos para a atuação como preceptora”, disse.