Recife Sagrado contempla mais uma igreja
A partir de amanhã, a Igreja Nossa Senhora de Boa Viagem, que fica na Pracinha de Boa Viagem, abre as portas para visitantes, com guias treinados pela Secretaria de Turismo e Lazer
O projeto Recife Sagrado, iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, que tem como objetivo apresentar a visitantes e recifenses os tesouros guardados por um dos mais ricos conjuntos da arquitetura sacra do País, chega agora à Igreja Nossa Senhora de Boa Viagem.
A partir de amanhã (13/05), os visitantes contarão com guias que oferecerão informações sobre a igreja, sua história e sua arquitetura, de terça a sexta, das 13h às 16h30. Excepcionalmente neste primeiro mês de funcionamento, em virtude das celebrações do terço do Mês de Maria, o atendimento será encerrado meia hora mais cedo, às 16h.
Localizada na Pracinha de Boa Viagem, a igreja, que foi erguida sobre a areia da praia, tem seus primeiros registros datados do século XVII. Por volta de 1862, o templo passou por uma grande reforma, que lhe deu o aspecto atual. Sofreu mudanças internas e externas, sendo preservado apenas o altar da sacristia. A partir da abertura das linhas de bondes e da Avenida Boa Viagem, o bairro cresceu e se modernizou e a igreja foi uma das únicas construções históricas da zona sul que resistiram às modernas construções.
Lançado em novembro do ano passado, o Recife Sagrado contempla outras cinco igrejas: Madre de Deus, Capela Dourada, Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife, Basílica de Nossa Senhora do Carmo e Santa Tereza D’Ávila da Ordem Terceira do Carmo.
Em cada uma delas, duplas de estudantes de Turismo, História e Arquitetura se revezam nos dois expedientes para apresentar aos visitantes a liturgia e os aspectos históricos desses monumentos de arquitetura e acervo riquíssimos. Ao todo, 23 estudantes foram treinados pela Secretaria de Turismo e Lazer para prestar esclarecimentos ao público. A maioria deles é fluente em inglês.
Balanço
Desde que o projeto foi lançado, em novembro do ano passado, 20.342 pessoas foram atendidas pelos novos guias: 16.894 brasileiros e 3.448 estrangeiros.
A igreja mais visitada das cinco onde o Recife Sagrado estreou foi a Capela Dourada, que já contabilizou 5.190 atendimentos. Na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, foram 4.510 pessoas recebidas. Depois, por ordem decrescente de visitação, vieram: a Santa Tereza D’Ávila da Ordem Terceira do Carmo, com 3.996 pessoas, a Madre Deus com 3.953 atendimentos e a Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife, onde foram recebidos 2.691 turistas e recifenses.
"O grande mérito desse projeto é colocar à disposição da população e dos visitantes templos belíssimos que contam uma parte importante da nossa história. Antes do projeto, a maioria dessas igrejas ficava fechada entre uma missa e outra por falta de atendentes para prestar esclarecimentos aos visitantes e dividir com eles esse tesouro arquitetônico de que a cidade dispõe", diz o secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões.
Sobre as igrejas selecionadas para o Recife Sagrado:
Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem
A igreja, que foi erguida na areia da praia e hoje está situada na Pracinha de Boa Viagem, tem seus primeiros registros ainda no século XVII. Na segunda metade do século XIX, foi reformada para ganhar a aparência atual. Apenas o altar da sacristia foi preservado.
Rua Barão de Souza Leão (Pracinha de Boa Viagem), Boa Viagem, Recife.
Informações: 3326-6161
Visitação: Terça a sexta-feira, das 13h às 16:30h
Missas: terça a sábado, às 17h
Domingo, às 8h, 16h, 18h e 20h
Igreja Madre de Deus
Localizada no Bairro do Recife, é considerada um dos mais belos templos barrocos do Brasil. Preciosas talhas ornam o interior do templo. No acervo, imagens raras, como a do Senhor do Bom Jesus dos Passos, que veio da antiga Matriz do Corpo Santo e há mais de três séculos participa da procissão dos passos, nas celebrações da Semana Santa.
Rua Madre de Deus, s/n – Bairro do Recife
Informações: 3224-5587
Visitação: Terça a sexta, das 08h30 às 12h e das 14h às 17h; Domingo, das 8h30 às 12h.
Capela Dourada
A Capela da Ordem Terceira de São Francisco, construída entre 1696 e 1724, apresenta um dos mais importantes conjuntos de talhas portuguesas no Brasil. É conhecida por Capela Dourada pelo fato de cada polegada de seu interior estar revestida de ouro. Integra o Conjunto Franciscano do Recife e é a única do circuito que cobra taxa de visitação, já que compõem o Museu Franciscano de Arte Sacra.
Rua do Imperador Dom Pedro II, s/n – Santo Antônio, Recife
Informações: 3224-0530 ou 3224-0994
Visitação: Segunda a sexta, das 08h às 11h30 e das 14h às 17h; Sábado, das 08h às 11h30
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife
Datada de 1630, a igreja foi construída por escravos negros, que queriam um templo tão belo quanto os erguidos pela nobreza, com ricos detalhes nos altares, fachada e imagens de santos negros como São Benedito e São Eslebão. A igreja passou por várias reformas no século XVIII até ficar com o aspecto atual.
Rua Estreita do Rosário, s/n – Santo Antônio, Recife
Informações: 3224-3929
Visitação: Segunda a sexta, das 08h30 às 16h
Basílica de Nossa Senhora do Carmo
Edificada entre os séculos XVII e XVIII, no local onde antes existiu o Palácio da Boa Vista, casa de descanso de Maurício de Nassau, apresenta estilo barroco e é uma das mais representativas igrejas do estado com rico acervo de talhas, imagens e pinturas.
Praça do Carmo, s/n – Santo Antônio, Recife
Informações: 3224-3341
Visitação: Segunda a sexta, das 08h às 12h e das 13h às 17h;
Igreja Santa Tereza D’Ávila da Ordem Terceira do Carmo
Construída em 1710, possui grande conjunto de pinturas dedicadas à vida de Santa Tereza D'Ávila, que cobrem todo o forro e algumas paredes do templo. O autor das imagens foi João de Deus Sepúlveda, também responsável pela obra-prima da pintura barroca pernambucana presente no forro da Igreja de São Pedro dos Clérigos.
Pátio do Carmo, s/n – Santo Antônio, Recife.
Informações: 3224-3356
Visitação: Segunda a Sexta, das 08h às 12h e das 13h às 17h