NOTÍCIAS

Saúde | 12.05.17 - 18h23

PCR abre unidades de saúde para Dia D de vacinação contra gripe

img_alt

No Recife, 18% do público-alvo já foi vacinado. Secretaria de Saúde alerta grupos prioritários para a importância da imunização. (Foto: Lu Streithorst/PCR)

 

As Unidades de Saúde da Família (incluindo as Upinhas), Unidades Básicas Tradicionais e Policlínicas da Prefeitura do Recife estarão abertas neste sábado (13) para o Dia D da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, que ocorre em todo o Brasil, somando mais de 250 pontos de vacinação na cidade. Na capital pernambucana, 18% do grupo prioritário foi imunizado. A vacina ficará disponível até o próximo dia 26 de maio.

Crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puéperas – mulheres que tiveram bebê recentemente -, indivíduos maiores de 60 anos, população privada de liberdade, pessoas com doenças crônicas e professores das redes pública e privada devem procurar uma unidade da Secretaria de Saúde do Recife para receber a dose.

A vacina garante proteção contra três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e B). Professores precisam apresentar documento de identificação profissional para serem imunizados. Pessoas com doenças crônicas também devem apresentar prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. No último ano, 406 mil doses foram aplicadas na capital pernambucana.

Influenza – Também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

 

Veja algumas medidas para evitar a doença:

 · Lavar as mãos com água e sabão frequentemente (principalmente antes de consumir algum alimento, tocar os olhos, nariz ou boca e após tossir, espirrar e/ou usar o banheiro);

 · Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável e após o uso descartá-los em lixeiras;

 · Na ausência do lenço, usar o ombro ou antebraço interno como barreira ao tossir ou espirrar;

 · Não compartilhar alimentos, copos, garrafas, toalhas e objetos de uso pessoal;

 · Manter os ambientes ventilados, com portas e janelas abertas, para favorecer a circulação de ar;

 · Pessoas com gripe/resfriado devem evitar ambientes fechados e aglomerados, assim como contato direto com outras pessoas (abraço, beijo, apertos de mão etc.);

 · Evitar sair de casa durante o período de transmissão da doença. Em adultos, este período dura, em média, até cinco dias após o início dos sintomas, e em crianças pode durar, em média, 10 dias;

 · Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde;

 · Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.