Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 12.05.17 - 19h55

Prefeitura do Recife apresenta projetos de Políticas sobre Drogas à ONU, em Brasília

img_alt

As reuniões iniciaram a articulação de parcerias nos projetos de prevenção ao uso de drogas do Recife. (Foto: divulgação)

Durante esta semana, a Prefeitura do Recife, por meio da equipe da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod), esteve em Brasília para reuniões com representantes da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Os encontros, que contaram ainda com a participação da vereadora Missionária Michele Collins, serviram para apresentar os projetos da Sepod e, ainda, firmar estratégias de fortalecimento dos programas de prevenção no Recife. A Sepod está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife.
 
Na terça-feira (9), os representantes da Sepod foram ao Ministério da Justiça para apresentar todos os programas implantados no Recife ao Diretor de Projetos, Planejamento e Articulação da Senad, Cloves Benevides, e ao Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Humberto Viana.
 
Na quarta-feira (10), a equipe da Sepod visitou a UNODC, com quem está sendo articulada uma parceria para elaborar, executar e monitorar os indicadores dos projetos de prevenção na cidade do Recife.
 
De acordo com Rafael Franzini, representante da UNODC no Brasil, a Instituição fica satisfeita com os projetos, que têm uma pauta pertinente. “Acredito que a visita da Sepod é muito importante porque o Brasil enfrenta o problema do consumo de drogas. Gostei da ideia do programa de prevenção ao uso”, disse Franzini.
 
O secretário executivo de políticas sobre drogas do Recife, André Sena, destacou que a reunião foi produtiva e falou sobre as suas expectativas a partir de agora. “Apresentamos nosso trabalho porque temos a intenção de fazer com que o projeto de prevenção para a cidade do Recife tenha o selo da ONU e possa ser replicado para a América Latina. Por isso, estamos costurando uma parceria para que possamos avaliar o projeto de maneira científica e, assim, colher os resultados esperados para uma prevenção eficaz ao uso e abuso de drogas”, disse.
 
De acordo com Mila Aguiar, gerente geral de operações da Sepod, a reunião é o começo de uma grande mudança para a cidade. “Quando investimos em prevenção, investimos em futuro. Mais na frente veremos os frutos desse trabalho e será gratificante ver que cada vez menos recifenses sofram com as drogas”, disse.
 
O projeto de prevenção ao uso de drogas da cidade do Recife se baseia na premissa de que, para prevenir, é necessário mobilizar e engajar a sociedade. Dessa forma, a Sepod atua nos territórios formando multiplicadores nas comunidades, nas escolas e outros ambientes, a fim de que todo cidadão seja empoderado de informações e, com isso, seja um agente de prevenção às drogas.