Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 12.05.18 - 11h07

Festival Nacional do Frevo tem primeiros finalistas definidos

img_alt

As próximas semifinais da competição, promovida pela Prefeitura do Recife, serão realizadas nos dias 18 e 25, em eventos gratuitos e abertos ao público (Foto: Aldemir Marques)

 

Foram definidos os primeiros finalistas do Festival Nacional do Frevo, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. A disputa continua nas próximas sextas-feiras  18 e 25 de maio, em eventos gratuitos, realizados em espaços públicos da cidade.

Na primeira das três semifinais do concurso, realizada no Compaz Ariano Suassuna, na noite de ontem, classificaram-se para a final do concurso as composições:

- Tempo de Saudade, de Luiz Guimarães, na categoria Frevo de Bloco

- Adriana no Frevo e Cia., de Parrô Mello, na categoria Frevo de Rua

- Sabor de Rum Hortelã Café, de Edinho Queirós, na categoria Frevo Canção

- Tubarão no Circo, de Zé Freire, na categoria Frevo Livre Instrumental -
Autoral

Os candidatos se apresentaram acompanhados de coral feminino e orquestra regida pelo maestro Edson Rodrigues, com exceção dos dois semifinalistas da categoria Frevo Livre Instrumental - Autoral, que se apresentaram com formação e músicos próprios. A comissão julgadora que avaliou as apresentações foi formada por reconhecidos profissionais de música da cidade: Maurício Cavalcanti, músico e compositor; Fabiano Menezes, violoncelista da Orquestra Sinfônica do Recife; Fabinho Costa, trompetista da Banda Sinfônica do Recife; Julinho do Acordeon, professor do Conservatório Pernambucano de Música; e Maria Flor, atriz, bailarina, cantora e instrumentista.

A secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, celebrou o resultado da primeira noite de apresentações da competição. “Neste festival,  a vitória é de todos nós, que estamos abrindo espaço para compositores, músicos e público celebrarem o frevo o ano inteiro”, disse.

As próximas semifinais serão nos dias 18 e 25 de maio, no Compaz Eduardo Campos e na área externa do Paço do Frevo, ambas às 19h. Os eventos serão gratuitos e abertos ao público e a todas as torcidas.

Cada semifinal selecionará mais quatro finalistas, um de cada categoria. A competição, que celebra uma das mais autênticas e enraizadas manifestações culturais do país, encerra com uma grande apresentação no Teatro Santa Isabel, no próximo dia 1º de junho, quando serão definidos os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria. 

Premiação - Para fomentar a cadeia produtiva do frevo, o Festival Nacional do Frevo irá assegurar material de trabalho e palco para os vencedores. Os primeiros colocados nas cinco categorias participarão da grade de programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2018 e do Carnaval do Recife 2019 e ganharão ainda uma gravação audiovisual (15 horas em estúdio) da música que defenderam.

Os segundo e terceiro lugares também participarão da grade do próximo Carnaval do Recife, sendo que o segundo colocado ganhará também uma gravação master da sua música vencedora (10 horas de estúdio). Haverá premiação ainda para o melhor arranjo e o melhor intérprete do concurso, que serão contemplados com a gravação de uma música.