Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 12.05.18 - 11h50

Recifenses recebem vacina em quase 200 pontos da cidade no "Dia D" contra a gripe

img_alt

Prefeito Geraldo Julio fez a abertura do "Dia D" da 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra o Influenza. Meta é imunizar pelo menos 90% do público-alvo (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Neste sábado (12), quase 200 localidades do Recife estão recebendo o “Dia D”, da 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza (gripe). O prefeito Geraldo Julio conferiu nesta manhã a ação que está acontecendo ao longo do dia em todas as Unidades de Saúde da Família, Upinhas, Unidades Básicas Tradicionais e Policlínicas da Prefeitura do Recife e em mais 28 pontos volantes. A abertura ocorreu na Upinha 24h Dr. Hélio Mendonça, localizada no Córrego do Jenipapo. A iniciativa, que tem como meta imunizar 90% do público-alvo, acontece até o dia 1º de junho.

“Este dia é para aumentarmos a cobertura de vacinação. São 170 postos fixos e mais 28 volantes que estão em supermercados, shoppings, para podermos ter o maior alcance possível. As pessoas de 6 meses a 5 anos, idosos e gestantes, além dos profissionais de educação da rede pública e privada, são o público-alvo dessa campanha que acontece o dia inteiro no Recife”, explicou o prefeito Geraldo Julio.

Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório que é de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Para combater a transmissão, no ano de 2017, a cidade do Recife aplicou 368 mil doses da vacina, garantindo a proteção contra três tipos de vírus Influenza (H1N1, H3N2 e B).

O secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia, comentou sobre a importância da prevenção. “Estamos vacinando o grupo prioritário, mas é importante que todos se cuidem. A vacina tem um ano de validade então quem está no grupo de risco, mesmo que tenha tomado vacina no ano passado, deve voltar aos postos de vacinação para renovar a proteção”, comentou o gestor sobre os cuidados, uma vez que a transmissão dos vírus pode ocorrer por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar, ou pelas mãos, por isso a importância também de sempre lavar as mãos ou usar álcool em gel.

Sulamita Maria foi uma das que esteve presente na Upinha Hélio Mendonça nas primeiras horas da manhã para garantir a dose. “A gente tem que ficar atento e se cuidar. Vim tomar a minha e vou trazer minha filha que está gestante mais tarde para também tomar sua dose. A família inteira tem que se cuidar”, falou a aposentada.

O grupo que tem prioridade para receber a vacina é formado por crianças de seis meses até menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), pessoas maiores de 60 anos, profissionais das redes pública e privada de educação e de saúde, indivíduos de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades, quando há duas ou mais doenças simultâneas). Para receber a dose de vacinação basta comparecer em uma Unidade de Saúde Municipal ou em um ponto volante que consta na lista disponível no nosso portal.