NOTÍCIAS

| 12.06.12 - 18h36

Academia da Cidade comemora o São João no Parque 13 de Maio

Encontro que deverá reunir mais de 800 pessoas entre usuários dos polos e público em geral

Por Junior Aguiar

O programa Academia da Cidade, que existe no Município há dez anos e conta com 30 polos em funcionamento, vai comemorar o São João com muita alegria e atividades físicas nesta quarta-feira (13). O encontro, que deverá reunir mais de 800 pessoas entre usuários dos polos e público em geral, acontecerá no Parque 13 de Maio – inaugurado no final de 2011 -, a partir das 17h. No local, os frequentadores vão poder curtir muito forró, apresentações de teatro e quadrilhas juninas.

Como de costume, um dos destaques do Arraiá da Academia da Cidade será a promoção da saúde. Os agentes do Consultório de Rua irão realizar atendimentos rápidos como forma de orientar a população a respeito dos malefícios do álcool e outras drogas. Também serão distribuídos preservativos e sachês de gel lubrificante. Os arte-educadores do projeto, vinculado ao programa Mais Vida, também vão fazer uma apresentação teatral sobre o assunto.

A programação da festividade é bastante extensa. Uma forrovioca irá garantir a animação com muito forró pé-de-serra que será tocado por um grupo convidado. Além disso, as quadrilhas juninas Dona Matuta, do bairro de San Martin, e As Fogozinhas de Casa Amarela também vão interagir com o público. O destaque também vai para os usuários da Academia da Cidade do polo 13 de Maio que vão fazer uma exibição de dança folclórica.

De acordo com a gerente do programa, Jeanine Barros, a festa é uma forma de socializar os recifenses. “Anualmente o evento tem por objetivo atrair os moradores da área para uma festividade social e cultural promovendo alegria e também para que as famílias venham se divertir com a cultura popular nordestina”, completou.

O Arraiá da Academia da Cidade é uma promoção da Secretaria de Saúde do Recife. Esse ano o evento chega a sua terceira edição. Em 2010, a festa aconteceu no polo Pérola Francisca dos Passos, na comunidade do Coque, Ilha Joana Bezerra, e reuniu cerca de 450 pessoas. No ano passado, o encontro foi no núcleo da Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, onde também estiveram presentes centenas de pessoas.