NOTÍCIAS

Cultura | 12.06.12 - 18h08

Fotografia abstrata é tema de exposição e oficina no Centro de Formação em Artes Visuais do Recife

O fotógrafo e videasta Breno César apresenta imagens compostas a partir de materiais como plástico, papel, tinta, líquidos, restos de frutas, folhas secas, cascas, além de muita imaginação

O Centro de Formação em Artes Visuais do Recife (CFAV) oferece mais uma oportunidade de aperfeiçoamento. O equipamento cultural realiza inscrições para a oficina Criatividade para Fotografia Abstrata e, ao mesmo tempo, apresenta a exposição Até que os sentidos se percam, do fotógrafo e videasta Breno César. A exposição reúne 16 fotografias abstratas e o vídeo Súbito e será aberta nesta quinta-feira (14), às 19h. O acesso é gratuito. Já a oficina será realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho, das 9h às 12h. As inscrições custam R$ 30,00.

De acordo com o artista, a exposição traz imagens foram produzidas a partir de um processo intuitivo de materializar telas antes imaginadas em fragmentos de memória e visões de uma paisagem interior. Nesse universo, surge uma série de fotografias abstratas compostas a partir de materiais como plástico, papel, tinta, líquidos, restos de frutas, folhas secas, cascas e tudo mais que a imaginação pedir.

Os interessados na oficina de Fotografia Abstrata ministrada por Breno César não precisam ter experiência anterior em fotografia, devem apenas ter uma câmera fotográfica, profissional ou amadora. “O importante é que venham com disposição para experimentar e com bastante curiosidade. No geral, a oficina terá muita prática. Abordaremos o olhar para a abstração e a criatividade para a fotografia”, explica César.

Durante os três dias da oficina, serão abordados de forma teórica e prática temas como Abstração em artes visuais e fotografia, o Olhar abstrato sobre o concreto, sobre a cidade, sobre o que nos rodeia e a Interferência do fotógrafo na construção de imagens abstratas. Ao final da oficina, será montado um mural com as fotografias dos participantes, que permanecerá exposto até o dia 07 de julho.

Artista – O videoartista e fotógrafo Breno César é graduado em Arte e Mídia pela UFCG. Integra a Cia. Etc., do Recife (PE), na qual desenvolve trabalhos de videodanças. Na área de fotografia, Breno vem aprofundando uma pesquisa experimental em abstrações orgânicas e dentro deste tema realizou a exposição Pequenos Infinitos (Caruaru-PE, 2009) e foi selecionado para fazer parte do livro Linguagens 2008. Realizou também as exposições Gente (Salvador-BA, 2009); Vazios Humanos (São Paulo-SP, 2005) e Rua e Movimento (Campina Grande-PB, 2003). Em audiovisual, realiza videodanças, documentários e ficções. Entre eles destacam-se os premiados: Bokeh, Maxixe, Súbito, Cinderela, Hemocromatose e Vesanítero. Já fez direção de fotografia em dois longa-metragens e em mais de 15 curtas, sendo quatro deles premiados - Bode Movie, Aos Pedaços, O Buraco e Banzo Analítico. Com videodança já participou em mostras internacionais como o Dança em Foco 2008, 2009, 2010 e 2011, IDN09 (Barcelona), o Moves09 (UK) e o Festival InShadow 2011 (Portugal).

Espaço - O Centro de Formação em Artes Visuais, equipamento da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, foi criado em 2006, com o objetivo de ser um espaço de reflexão teórico e prático. Através de ações integradas oferece ao público estruturas de galeria, sala de aula, auditório e biblioteca, como também uma agenda anual de cursos, oficinas e seminários. Através das oficinas realizadas no CFAV, o público participante tem a oportunidade de entrar em contato com as diversas formas artísticas e suas áreas de conhecimento.

Serviço

Exposição Até que os sentidos se percam, de Breno César

Abertura: 14 de junho (quinta-feira), às 19h

Visitação até 07 de julho: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Entrada Gratuita

Oficina Criatividade para fotografia abstrata, com Breno César

De 26 a 28 de junho, das 9h às 12h

Inscrições: R$ 30,00

Informações: 3355.3153 | 3355.3152 |contato@cfav.org | http://cfavrecife.org/Local: Centro de Formação em Artes Visuais (CFAV) – Pátio de São Pedro, nº11, Bairro de São José.