NOTÍCIAS

| 12.06.14 - 09h47

Oficina de redução de danos transforma realidade em espetáculo teatral

O grupo é formado por ex-usuários de drogas e se apresentou pela 32ª vez

O resultado de uma oficina de redução de danos com jovens em situação de vulnerabilidade foi apresentado, nesta quarta-feira (11), no Teatro Barreto Júnior, no Pina. O espetáculo ‘A gente já disse tudo’ é baseado em fatos reais e aborda a realidade nas comunidades onde vivem os adolescentes. O grupo, formado em Santo Amaro, há um ano, pela Gerência de Políticas Sobre Drogas, é apoiado pela Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Gerência de Saúde Mental – Álcool e Outras Drogas.

Foi a 32ª apresentação do grupo, que atua como um processo de transformação nos jovens. O reflexo desse trabalho é a mudança de comportamento dos atores nos ambientes familiar e social. “Mudamos o jeito de eles olharem a vida. Além de educar, estimulamos a redução de danos através da saúde e da arte”, declarou o coordenador do Consultório de Rua e diretor da peça, Genivaldo Francisco.

Para a dona de casa Fabiana de Souza Bezerra, mãe de um dos adolescentes do espetáculo, a história da peça se confunde com a da família dela. “Eu, como mãe de um ex-usuário, me sinto muito emocionada ao assistir a esse trabalho. É como ver a minha história e a do meu filho mostrada na peça”, disse Fabiana.

O ator Gladistone Nunes, de 24 anos, deixou de usar drogas há um ano, e passou a se dedicar à oficina, depois de um primo insistir. Segundo ele, a atividade foi fundamental para afastá-lo da rua e entender o poder da arte na relação entre as pessoas. “No início, o pessoal tinha um pouco de medo, por eu ser ex-usuário, mas depois isso foi mudando. Eles me apoiaram, e, hoje, somos amigos e fazemos parte dessa peça”, comemorou.