NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 12.06.15 - 10h01

Mobilidade é o primeiro tema do Recife Planeja

img_alt

Cerca de 150 pessoas participaram da primeira rodada de palestras. A ideia é que outros 10 temas sejam discutidos até o início do próximo ano em comemoração ao centenário de Pelópidas Silveira. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

O Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS) abriu na tarde de hoje (11) o ciclo de debates do Recife Planeja. O tema debatido foi 'Mobilidade urbana: novos paradigmas', primeiro de uma série de outros 10 assuntos que devem ser discutidos até o início do próximo ano. Para o encontro foram convidados três especialistas da área de mobilidade, e cerca de 150 pessoas se inscreveram para participar do debate. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura do Recife e a programação faz parte das comemorações do centenário de Pelópidas Silveira (1915/2015). O próximo tema do Recife Planeja será 'Pensando a metrópole' , que deve acontecer no mês que vem, com data ainda a ser definida pela organização.

"A inércia não ajuda. Eu acho importante participar desses momentos e procuro ser sempre atuante". As palavras são do jovem André Santos (32). Dentista por formação, ele fez questão de participar das discussões do Recife Planeja. Na pauta do dia estava a mobilidade urbana e para se deslocar até a prefeitura André, o primeiro a chegar, fez uso da bicicleta. Ciclista há pouco mais de três anos, ele usa o carro apenas quando necessário. O desafio maior da Prefeitura do Recife é justamente inverter as prioridades, já que por um longo período a cidade foi pensada a partir da utilização do carro. O planejamento agora está voltado para dar prioridade ao transporte coletivo e aos transportes não motorizados, como já faz André.

Através do Recife Planeja, a gestão municipal deu o primeiro passo concreto, contando com a participação da sociedade, para a construção do Plano de Mobilidade do Recife. "Envolver a sociedade nessa discussão é vital para todo o processo. Esse é mais um canal de articulação junto à população que a prefeitura abre e a mobilidade é um tema que toca a vida de todos nós. Nossa previsão é concluir o plano de mobilidade da capital até o final do primeiro semestre do próximo ano", explicou João Domingos, presidente do ICPS. O instituto está ligado à Secretaria de Planejamento Urbano do Recife e é o órgão responsável pelos estudos e planejamentos urbanos da cidade.

O planejamento de médio e longo prazos é uma importante vertente que estabelece o crescimento da cidade de maneira sustentável. "Planejar significa estabelecer um compromisso diferenciado que buscamos ter com a nossa cidade e com a qualidade de vida, a partir da reflexão do tipo de cidade que queremos ter", pontuou João Domingos. As contribuições feitas ao logo das palestras e debates serão somadas ao trabalho que começa a ser realizado pelo Instituto.

Na tarde de hoje foram trabalhados os seguintes assuntos: a Política Nacional de Mobilidade Urbana, o Planejamento da Mobilidade não Motorizada e Indicadores de Qualidade da Mobilidade Urbana. Para conduzir cada um deles foram convidados os especialistas Cesar Cavalcanti, Fernando Jordão e Maurício Pina. Caube ao secretário executivo de Planejamento Territorial do ICPS, Sideney Schreiner, fechar o ciclo de debates falando sobre Estratégias de Desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana do Recife.