NOTÍCIAS

| 12.06.15 - 16h12

Parque da Macaxeira é palco para apresentações da Mostra Estudantil de Combate à Dengue

img_alt

O evento reuniu cerca de 200 alunos de nove escolas municipais do Recife. (Foto: Carlos Augusto/ PCR)

 

Jéssica Letícia Santos de Lima, 14 anos, aluna do 5º ano, da Escola Almerinda Umbelino de Barros, do bairro Vasco da Gama, era só alegria na apresentação da Mostra Estudantil de Combate à Dengue, promovida pela Secretaria de Saúde do Recife, no Parque da Macaxeira, nesta sexta-feira (12). “Estou me sentindo importante, orientando todo mundo sobre os repelentes caseiros e mostrando que com pequenas ações podemos evitar essa doença”, disse a estudante.

Ela foi uma dos cerca de 200 alunos participantes da feira que reuniu nove escolas municipais do Recife. Todos eles receberam certificados pela participação. Os 10 alunos que se destacaram de cada escola também foram premiados com medalhas, e cada uma das instituições recebeu troféu.

Entre as produções dos alunos, havia cartazes, panfletos, folders, cartilhas, teatrinhos, paródias de músicas famosas e raps sobre o mosquito da Aedes aegypti. Sandro Rogério Almeida de Santana é professor da Escola Almerinda Umbelino de Barros, que ganhou o 1º lugar, e estava muito orgulhoso. “Foi tudo muito suado, mas valeu à pena”, comemorou Sandro.

De acordo com a coordenadora geral do Programa Saúde na Escola (PSE), do Distrito Sanitário VII, Juliana Rodrigues, a feira foi resultado de uma mobilização que durou três meses. “O importante foi a dedicação e o empenho de alunos, professores, gestores e de cada comunidade”. “Nesse processo que envolve a criança e a família, quem ganha é a promoção da saúde”, afirmou a gerente do Distrito Sanitário VII, Ana Sofia Costa.

Durante a feira, também foram ofertados serviços de aferição de pressão e exames de glicose aos moradores do entorno, além da distribuição de kits de saúde bucal para os estudantes. Na ocasião, profissionais da Academia da Cidade realizaram atividades físicas com os participantes.