NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 12.06.15 - 16h02

Prefeitura promove fim de semana de cidadania e lazer na Cohab

Projetos Pacto Pela Vida e Recife de Coração nos Bairros chegam à comunidade, assegurando muitos serviços e lazer para a população nestes sábado e domingo

O compromisso da comunidade do bairro da Cohab é com a cidadania neste fim de semana. A Prefeitura do Recife, representada por várias de suas secretarias, vai oferecer uma comprida e variada programação na Avenida 12 de Junho, que ficará repleta de serviços e opções de lazer para a população nos próximos sábado e domingo. Além dessas atividades, a população do entorno será beneficiada com a inauguração de uma creche, demanda antiga dos moradores.

No sábado (13), das 9h às 13h, os moradores vão poder contar com orientação jurídica, emissão de documentos e uma série de ações de saúde, como aferição de pressão e glicemia, vacinação, teste rápido de HIV e exames dermatológicos. Também serão oferecidos serviços de cadastramento para castração de cães e gatos, vacinação anti-rábica e distribuição de kits com vermífugo e polivitamínicos.

A partir das 16h, as crianças poderão participar da Vacinação Contra a Violência. A atividade consiste em um jogo eletrônico para crianças de até 12 anos e destaca a importância das boas escolhas. Às 18h, acontece o Cine Debate 30 Segundos Contra o Crack, que contará com a exibição de filmes de meio minuto produzidos por cineastas pernambucanos.

Na quadra do CAIC, das 9h às 16h, serão realizadas oficinas esportivas de futebol, voleibol, basquete, handebol, futevôlei, skate, slackline, badminton e jogos populares.

As intervenções fazem parte do Pacto Pela Vida do Recife, programa coordenado pelas secretarias de Planejamento e Gestão e Segurança Urbana. As ações são executadas pelas Secretarias de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Mulher, Turismo e Lazer, Juventude e Qualificação Profissional, Educação, Esportes, Saúde e Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas.

No domingo, é o Recife de Coração nos Bairros, ação da Secretaria de Turismo e Lazer, que toma conta da Avenida 12 de Junho. Das 10h às 17h, em frente ao Conjunto Habitacional Mariazinha - CAIC Pantanal, vai ter muita atividade cultural e esportiva para toda a família, além de serviços diversos ofertados gratuitamente.

Quem quiser gastar energia vai poder se divertir no polo esportivo do evento, onde serão oferecidas as mais variadas atividades, como slackline, vôlei, handebol, badminton, futebol de barrinha, futevôlei, futetênis e skate.

As crianças vão contar com pula pula, camas elásticas, piscina de bolinha, tobogã e futebol de botão. Já a programação cultural contará com a apresentação da Companhia de Dança e Teatro 100% Show, Quadrilha Junina Coração de Amigos e bandas Lá Vamos Nós, Bria Soul, Mandagaroba. Uma feira de artesanato local também vai estar à disposição dos visitantes.

O polo de serviços vai oferecer uma central do cidadão com emissão de 50 carteiras de trabalho e uma central do meio ambiente para conscientização ambiental. Na central de saúde, terá aferição de pressão e mamografia (para mulheres com idades entre 50 e 69 anos, mediante apresentação do cartão do SUS, RG e comprovante de residência). O espaço oferece também dicas sobre saúde mental, doenças crônicas, orientações sobre saúde bucal.

O Recife de Coração nos Bairros foi lançado em março do ano passado para replicar o sucesso do Recife Antigo de Coração em todas as RPAs da cidade. Desde sua estreia, já contemplou os bairros do Ibura, Várzea, Santo Amaro, Vasco da Gama, Jardim São Paulo, Guabiraba, Hipódromo, Brasília Teimosa, Joana Bezerra, Cordeiro e Água Fria.

CRECHE - No domingo (14), a Secretaria de Educação vai entregar a creche da comunidade do Pantanal. A unidade receberá, inicialmente, 24 crianças com idade entre 2 anos e 3 anos e 11 meses. A partir de 2016 terá também o berçário, ampliando o atendimento para 48 alunos.

A creche foi construída pela Companhia Estadual de Habitação (Cehab), como parte de um conjunto habitacional inaugurado em 2013, e recebeu investimentos municipais de R$ 150 mil, referentes a adequações como pintura, instalações elétricas, climatização e instalaç de cerâmica, muro e gradil.

A população esperava pela obra há pelo menos 15 anos, quando as fortes chuvas ocorridas no ano 2000 afetaram diversas famílias, que ficaram abrigadas no antigo CAIC até a construção do habitacional. As crianças contarão com recursos pedagógicos para estimular o processo de ensino e aprendizagem, como materiais de incentivo à musicalização (livros e CDs do Palavra Cantada) e livros de literatura infantil.