Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 12.06.17 - 19h31

Prefeitura do Recife segue vacinação contra influenza

Além das unidades de saúde, os postos volantes continuarão funcionando para reforçar a campanha

 

A 19º Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza acabou oficialmente na última sexta-feira (9), mas a Prefeitura do Recife continua vacinando enquanto a meta de 90% do grupo prioritário não for alcançada. Até a tarde desta segunda-feira (12), a abrangência da vacinação na capital estava em 84,29%. Ao todo, foram aplicadas 303.825 doses.

A vacina pode ser encontrada em todas as Unidades de Saúde da Família (incluindo as Upinhas), Unidades Básicas Tradicionais e Policlínicas da Secretaria de Saúde. Além disso, continuarão funcionando os postos volantes montados em locais de grande circulação de pessoas, como nas últimas duas semanas da campanha.

As pessoas do grupo prioritário poderão se vacinar também no Hiper Bompreço de Boa Viagem, no supermercado Extra da Benfica, na Ferreira Costa da Imbiribeira e no Mercado da Encruzilhada desta terça-feira (13) a sexta-feira (16). No Mercado de São José, desta terça-feira a quinta-feira (15). No Mercado de São José somente nesta sexta-feira. Nesta quarta-feira (14), a ação será específica para atingir os profissionais de saúde que trabalham nos hospitais da rede privada do Recife.

A vacina garante proteção contra três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e B). Crianças de seis meses a quatro anos de idade, trabalhadores da saúde e gestantes serão o foco prioritário da ação da Prefeitura do Recife a partir de agora.

Além dos três grupos acima, fazem parte do público-alvo pessoas acima de 60 anos de idade, indígenas e mulheres que tiveram bebê há menos de 45 dias (puérperas). Professores das redes pública e privada precisam apresentar documento de identificação profissional para serem imunizados. Pessoas com doenças crônicas devem apresentar uma prescrição médica.

INFLUENZA - Também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. De elevada transmissibilidade e distribuição global, tem tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso para boca, olhos e nariz.