Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Juventude | 12.06.17 - 20h24

Prorrogadas inscrições para candidatos ao Conselho Municipal de Juventude

img_alt

Jovens de 15 a 29 anos podem concorrer, até a próxima sexta (16), a vagas para conselheiros que representarão a sociedade civil no conselho por dois anos (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

 

Foram prorrogadas as inscrições para os jovens interessados em concorrer na eleição para o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude (CMPPJ/ Recife). O período de inscrição de candidaturas, que se encerraria nesta segunda (12), vai até a próxima sexta-feira (16). Já as eleições ocorrerão no dia 1° de julho. São 16 vagas para conselheiros que representarão a sociedade civil de 2017 a 2019. Dez vagas são para entidades, organizações, movimentos, redes e fóruns de Juventude, e outras seis vagas são para jovens de 15 a 29 anos que vão representar cada uma das seis Regiões Político-Administrativas (RPAs).

O edital de convocação, com todas as regras da eleição e documentações exigidas para inscrição de candidaturas, foi publicado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos no Diário Oficial do Recife, no último dia 25. O documento está disponível no site da Prefeitura do Recife.

O objetivo do Conselho Municipal de Juventude é fortalecer a autonomia, organização e participação social dos jovens da capital pernambucana; formular e propor políticas afirmativas de promoção e garantia dos direitos da juventude, assim como as diretrizes da ação governamental. O órgão é composto por 25 membros titulares, sendo oito representantes da Prefeitura do Recife, 16 representantes da sociedade civil e um representante da Câmara de Vereadores, além de 25 suplentes.

Os interessados em se inscrever para concorrer às seis vagas de representantes das RPAs devem ter entre 15 e 29 anos (assim como quem vota) e precisam entrar no site da Prefeitura do Recife para baixar o formulário de inscrição, preenchê-lo e enviar para o e-maileleicaocmppjrecife@gmail.com. Até a próxima sexta, os documentos devem ser entregues presencialmente, das 9h às 17h, na sede do conselho, que fica na Avenida Norte Miguel Arraes, n° 5.600, Casa Amarela – no mesmo local onde funciona a Secretaria Executiva de Juventude do Recife. Também é possível enviar a documentação autenticada pelos Correios. Quem tiver dúvidas pode ligar para o telefone 3355-2586, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Após o término do prazo de inscrição, a Comissão Eleitoral, formada por representantes da sociedade civil e da Prefeitura do Recife, analisará os pedidos de inscrição e divulgará os candidatos que tiveram a candidatura aprovada até o dia 17 de junho. Já os locais de votação serão divulgados até o próximo dia 15. Jovens de 15 a 29 anos poderão votar nos seis jovens de mesma idade que vão representar cada RPA, enquanto as entidades, organizações, movimentos, redes e fóruns de Juventude votam nos representantes das dez entidades que farão parte do conselho, de acordo com o quantitativo das vagas reservadas, conforme consta no edital.

COMPETÊNCIAS - Compete ao Conselho apresentar propostas de políticas públicas e outras iniciativas para assegurar e ampliar os direitos da juventude; propor e deliberar estratégias de acompanhamento e avaliação da política municipal de juventude; apoiar a Secretaria Executiva de Juventude na articulação com outros órgãos da Prefeitura do Recife, Governo do Estado e Governo Federal; promover a realização de debates, pesquisas e estudos sobre a realidade da situação juvenil para contribuir com a elaboração de propostas de políticas públicas; organizar e realizar, a cada dois anos, a Conferência Municipal da Juventude do Recife, em parceria com a Secretaria Executiva de Juventude, assim como monitorar a implementação das deliberações dessas conferências.

RODAS DE DIÁLOGO - Para divulgar a importância da eleição do Conselho Municipal de Juventude e da relevância desse espaço de participação, a Prefeitura do Recife realizou 12 rodas de diálogo com os jovens nas seis RPAs da cidade. As conversas, que foram chamadas de Juventude Participa, ocorreram entre abril e maio. A ação foi promovida pela Secretaria Executiva de Juventude, Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude e Secretaria de Governo e Participação Social, nos mesmos moldes do Recife Participa - modelo de participação social da Prefeitura do Recife.