Prefeitura do Recife consegue ampliar em 35% doações de Imposto de Renda devido para Fundos da Pessoa Idosa e da Criança e do Adolescente
A declaração do Imposto de Renda teve seu prazo concluído no dia 31 de maio e o Recife atingiu a marca de R$ 2.950.622,77 milhões doados a partir do imposto devido. Cerca de 2.178 cidadãos optaram por fazer a doação para o Fundo da Pessoa Idosa e ao Fundo da Criança e do Adolescente. A destinação do imposto devido é uma opção que o declarante encontra no formulário do Imposto de Renda e resultará no incremento do orçamento para a realização de ações de apoio e proteção desses grupos, muitas vezes em situação de vulnerabilidade social. O valor arrecadado com a doação este ano foi 35% maior em relação ao ano passado, e esse aumento contou com o incentivo da Prefeitura do Recife: o sorteio de um patinete elétrico e de uma bicicleta elétrica caso fossem atingidas as metas de doações no valor de R$ 1,5 milhão e de R$ 3 milhões, respectivamente.
O sorteio aconteceu hoje (12/06) pelo canal da Prefeitura do Recife no YouTube. Mas, como a meta do segundo sorteio era chegar no valor de R$ 3 milhões, então, foi realizado apenas o patinete elétrico. “Quase que a gente consegue chegar nos três milhões doados a partir do imposto devido. Por isso a bicicleta elétrica ficará para uma próxima ação da prefeitura”, explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Figueiredo.
Concorreram aos prêmios os declarantes que optaram pela doação do imposto devido e que se cadastraram para participar do sorteio online e que está disponível para consulta e checagem no link: www.youtube.com/@prefrecife. Guilherme Filho foi o vencedor e levará para casa o patinete elétrico. O prêmio foi uma doação da Shineray, que será a responsável por fazer a entrega direta do patinete ao sorteado.
“A iniciativa provocou, de maneira positiva, que esses valores referentes ao imposto devido ficassem aqui na nossa cidade servindo diretamente à nossa população idosa, às crianças e adolescentes recifenses. Esse é o poder da mobilização: o parceiro chega junto da gente na missão, a comunicação instiga e conscientiza o cidadão a fazer a doação e juntos a gente consegue converter um aumento de 35% desse valor em relação ao valor que conseguimos arrecadar para esses dois fundos no ano passado”, pontua o secretário.