NOTÍCIAS

| 12.07.12 - 15h53

Prefeitura faz mudança no trânsito da Avenida Mascarenhas de Morais

Além da proibição de giro à esquerda próximo à UPA da Imbiribeira, serão instalados dois semáforos de pedestres no corredor

Começa a funcionar, a partir das 6h da manhã da próxima terça-feira (17), mais uma intervenção do Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012, com a finalidade melhorar os padrões de mobilidade urbana da cidade. A Prefeitura do Recife, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), irá eliminar o giro à esquerda para retorno no sentido Aeroporto/Afogados da Avenida Mascarenhas de Morais, localizado logo após o Viaduto Tancredo Neves, no bairro da Imbiribeira.

Com a mudança, os condutores que estiverem transitando no sentido Aeroporto/Afogados deverão fazer o retorno após a UPA (Unidade de Ponto Atendimento) da Imbiribeira, entrando à direta na Rua Coronel Fabriciano, dobrar novamente à direita na Av. Sul, e subir pela alça do viaduto Tancredo Neves no sentido da Av. Recife. O fechamento do giro à esquerda da Mascarenhas será feito durante a madrugada da segunda-feira (16) para a terça (17), com blocos de concreto de 500 kg.

“Estamos seguindo a lógica da engenharia de trânsito de retirar os giros à esquerda dos principais corredores, garantindo maior fluidez nas vias. Já promovemos essa intervenção em grandes avenidas como Agamenon Magalhães, Abdias de Carvalho e Norte e os resultados foram, comprovadamente, positivos”, afirma a presidente da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa.

Os condutores que queiram acessar o outro sentido da Mascarenhas de Morais (Afogados/Aeroporto) deverão, após subir o Viaduto Tancredo Neves, utilizar a alça de descida à direita com direção ao Aeroporto. “A intervenção irá facilitar a circulação dos veículos na Mascarenhas de Morais. Em determinados momentos, quando o semáforo do giro estava no vermelho, havia a formação de filas duplas e até triplas de carros que aguardavam para realizar a manobra. Com a modificação, o giro à direita na Rua Coronel Fabriciano, que já é livre, resultará na melhoria do fluxo da avenida”, frisa Pompéia.

Por conta da proibição da entrada à esquerda será retirado o semáforo do local. Com isso, haverá também uma melhor fluidez no sentido Afogados/Aeroporto, tanto para os veículos que seguem em frente quanto para os que dobram à direita com destino à Av. Recife.    

A Rua Coronel Fabriciano, que passará a ser a via de acesso para os veículos vindos da Mascarenhas, torna-se mão única e com restrição de estacionamento. A intervenção conta ainda com a manutenção da sinalização horizontal e vertical da área, incluindo a pintura e instalação de placas indicativas e de destino. Nos primeiros 15 dias da mudança, agentes de trânsito da CTTU estarão no local, durante todo o dia, para alertar e orientar os condutores sobre as modificações. Serão quatro agentes por turno.

Segundo os dados estatísticos da CTTU, transitam pela Av. Mascarenhas de Morais uma média de 56 mil veículos diariamente, nos dois sentidos. Nas contagens realizadas pela Companhia, a média diária de veículos que realizam o giro com sentido à Av. Recife é de 9.400. Já o número de veículos que fazem apenas o retorno, acessando o outro sentido da Mascarenhas de Morais, é de 1.200.

Semáforos – Também faz parte da intervenção o funcionamento dos dois semáforos para pedestres instalados em frente à unidade hospitalar, um em cada sentido da Mascarenhas de Morais. Os equipamentos irão trabalhar de forma independente, ou seja, não irão abrir ao mesmo tempo. Essa é uma medida de segurança para vias largas e que tenham canteiro central com mais de 1,20m. O pedestre atravessa um sentido e aguarda no canteiro a abertura do outro sinal. O funcionamento do sinal começa as 06h da manhã da terça-feira (17). Os semáforos são de lâmpadas de LED, proporcionando maior economia e durabilidade, e irão funcionar sincronizados com a rede já existente da avenida. Cada semáforo terá um tempo de abertura para o pedestre de 18 segundos e o tempo maior de espera será de até um minuto e meio.

Clique aqui e confira a alteração Na Avenida Mascarenhas de Morais