Secretaria de Saneamento

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 12.07.21 - 12h46

Prefeitura entrega saneamento integrado de 60 vias em Campo Grande e Santo Amaro

img_alt

Obras beneficiaram cerca de 4 mil pessoas, que residem em cinco comunidades, com serviços de esgotamento sanitário, pavimentação, drenagem e melhorias hidrossanitárias. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

Para promover saúde, qualidade de vida e conforto aos recifenses, o prefeito João Campos, entregou, nesta segunda-feira (12), as obras de Saneamento Integrado realizadas nos bairros de Santo Amaro e Campo Grande. As intervenções beneficiaram 60 ruas com serviços de recuperação e complementação do esgotamento sanitário, pavimentação, drenagem e melhorias hidrossanitárias. O investimento foi de R$ R$ 4,8 milhões, em recursos próprios do município.

“A gente está aqui concluindo o saneamento integrado, na Ilha do Joaneiro, são 60 ruas sendo beneficiadas diretamente com a drenagem, com a pavimentação, com a rede coletora de esgoto. A gente sabe que isso pode melhorar de maneira efetiva a qualidade de vida e a saúde das pessoas que estão aqui. Então saneamento é uma ação importante e por isso que a gente está levando para os quatro cantos da cidade. O modelo que foi feito aqui é o que a gente vai fazer em outras comunidades de interesse social, porque é isso que dá certo e é para isso que a gente está aqui hoje”, garantiu o prefeito.

Os trabalhos foram feitos nas comunidades de Ilha de Joaneiro, Chié, Santo Amaro, Santa Terezinha e Vila dos Casados. O sistema de Saneamento Integrado engloba uma área de 6,02 Km², com 1.150 imóveis, onde residem cerca de 3,8 mil pessoas. No total, foram feitos 12.453,53 m² de pavimentação, 5.269,90 metros de esgotamento sanitário e 2.527,80 metros de drenagem.

Na Ilha do Joaneiro, as obras foram feitas em 24 vias, entre elas as ruas Pedro Celso, Júlia de Souza, Dona Margarida e Santo Antônio. Quinze vias em Santa Terezinha/ Vila dos Casados foram requalificadas, como as ruas Luar de Prata, Raio de Sol e a Travessa Jaime da Fonte. Em Santo Amaro, entre as 14 vias beneficiadas estão as Rua Berlim, Chaval, Ouricuri e as 1ª, 2ª, e 3ª. Travessas Campo do 11. Por fim, sete vias do Chié foram saneadas, entre elas a Rua Governador Dix Sept Rosado.

Segundo a dona de casa Josinete Machado, 60 anos, a realidade do local foi transformada. “Para o povo daqui foi uma honra e uma glória. Há muito tempo o povo estava na batalha e hoje veio a realização desse projeto. Mudou tudo aqui, uma obra maravilhosa. Desde criança eu moro aqui e essa rua não era feita, mas agora está muito bom”, disse ela.

Já para a dona de casa Vanessa Barros, 32 anos, que mora com o marido e três filhos na Rua Pedro Celso, a principal consequência das obras que foram realizadas se refere à prevenção de doenças. “Aqui ficou bem melhor. Antigamente a rua era cheia de lama e esburacada. Não tinha saneamento, mas depois dos trabalhos diminuíram os insetos e os casos de dengue. Depois de muita luta, de muitos anos, mudou. As crianças viviam doentes e com feridas. Agora somos privilegiados, com o trabalho do prefeito João Campos”, comentou ela.

Por fim, a aposentada Marina Moraes, 78 anos, que vive no local há 50 anos, também aprovou as obras: “eu amei, quem amou fui eu. Está muito bonito. Antes tinha maré, a água enchia a casa. Vivo aqui com o meu filho, minha nora e dois netos”.