Moradores dos Coelhos participam de ação da PCR e Governo do Estado no território
O Governo do Estado e a Prefeitura do Recife (PCR) estiveram, na manhã do último sábado (10), em mais uma ação do programa Governo Presente. A Ocupação Social, na escola municipal dos Coelhos, contou com a presença de quatro secretarias do município, que através de uma ação integrada, ofereceram serviços com o objetivo de promover a cidadania nas comunidades da cidade. Nesta ocasião, pontualmente na comunidade dos Coelhos, depois do incêndio que deixou cerca de 112 famílias desabrigadas.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), a Secretaria de Segurança (SESEG), além da Saúde e Educação ofereceram diversos serviços aos residentes do bairro, com ênfase aos antigos moradores da comunidade do Campinho, onde diversas casas foram destruídas pelo incêndio na semana passada. A intenção era facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pela PCR.
Os moradores puderam participar de atividades esportivas, apresentações circenses e ainda vacinação e orientações sobre cidadania e cuidado com a saúde. O município também realizou a inscrição para o CadÚnico, vacinação (Pólio, gripe, antitetânica e sarampo), além do cadastro prioritário no posto de saúde com dentista e pediatra e para atendimento de pré-natal, climatério e prevenção de câncer de colo uterino.
“Estamos presentes desde o princípio, fornecendo todo o aparato necessário às vítimas do incêndio, desde a parte emergencial, como fornecimento de alimentação, objetos de uso pessoal, roupas e abrigo para aqueles que não optaram por permanecer na casa de parentes, até a parte técnica, como o cadastramento de famílias para o recebimento de indenizações e benefícios”, disse a secretária da SDSDH, Ana Rita Suassuna.
Os moradores da localidade também puderam retirar a segunda via de documentos destruídos pelo fogo, entre os quais, a emissão gratuita de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CPTS), RG e certidão de nascimento. A dona de casa Joseana Monteiro da Silva, moradora da comunidade do Campinho, perdeu tudo no incêndio. Mãe de quatro filhos, ela pôde tirar a segunda via das certidões de nascimento das crianças e aprovou a ação. “Ter os documentos já facilita o nosso acesso a outras ações assistenciais, o evento de hoje está sendo uma boa providência nas nossas vidas”, disse.
A ONG “O novo jeito” estava presente arrecadando doações de pessoas que, sensibilizadas com a situação das famílias resolveram ajudar. A jornalista Rebeca Duque já tem o costume de participar e organizar arrecadações desde a época da escola. “A sensação de poder ajudar quem está precisando é indescritível. É muito bom saber que uma pequena atitude nossa faz tanta diferença para quem está tendo que se reerguer e refazer toda a sua vida”.
Além dos donativos arrecadados pela instituição, Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), continua recebendo doações na sede da autarquia, localizada na Rua Imperial, n 203. As entregas podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 17h.