Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 12.08.16 - 19h52

Alunos aprendem e apresentam trabalhos sobre os Jogos Olímpicos

img_alt

Projeto Estudante Protagonista do Mês movimentou a Escola Municipal José da Costa Porto, com o tema “Olimpíadas 2016: o esporte como ferramenta de inclusão social” (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

O espírito olímpico invadiu a quadra da Escola Municipal José da Costa Porto, na Ilha Joana Bezerra, na tarde dessa sexta (12), com as apresentações esportivas e culturais do Projeto Estudante Protagonista do Mês, que em agosto trabalhou o tema “Olimpíadas 2016: o esporte como ferramenta de inclusão social”. O evento foi realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, e reuniu 10 unidades de ensino, da Educação Infantil aos Anos Finais.

Anfitriões da festa, os estudantes da escola José da Costa Porto fizeram demonstrações de esportes olímpicos, como a luta greco-romana, que praticam dentro do Programa Segundo Tempo (PST). Lucas Leandro, do 6º Ano A, tem até um título na sua curta carreira. "Estou treinando luta desde o início do ano e já conquistei a medalha de ouro no campeonato da escola", conta. 

Os alunos simularam também a corrida dos 100 metros rasos. "Fui campeão da Corrida das Pontes na categoria até 13 anos, e pratico também futebol e luta na escola", afirma o estudante Tiago Agripino da Silva. No início da apresentação, alunos mostraram suas habilidades como passistas de frevo e falaram sobre algumas modalidades olímpicas. 

Já a Escola Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite, simulou uma abertura de Olimpíada, ao som da música tema do filme "Carruagens de Fogo". Houve desfile da tocha e o estudante Leonardo André, do 9º Ano, personificou o filósofo e matemático grego Pitágoras ao fazer o juramento olímpico. "Os jogos sobreviveram ao tempo e foram engrandecidos pela inclusão dos atletas com deficiência, nas Paralimpíadas", discursou.

Por sua vez, os alunos da Escola Municipal Mércia de Albuquerque Ferreira, em Afogados, se apresentaram com a bandeira nacional e os arcos que simbolizam as Olimpíadas. Em seguida, fizeram uma roda de capoeira. "Realizamos atividades sobre os jogos durante 15 dias. As Olimpíadas são um evento que une os cinco continentes e essa temática foi trabalhada em sala", explica a gestora da unidade de ensino, Renata Figueiredo. 

PROJETO - O objetivo dessa edição do Projeto Estudante Protagonista do Mês foi incentivar os alunos à prática de esportes como uma forma de cuidar da saúde, trabalhar em equipe e buscar o desenvolvimento pessoal. Em agosto, eles aprenderam as regras de diversas modalidades esportivas e foram incentivados a observar a superação dos atletas com deficiência envolvidos nas atividades esportivas.

"O estudante tem a chance de aprender muito mais quando assume o papel de protagonista. Todos estão de parabéns pela qualidade das apresentações", afirma o secretário-executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais. O Estudante Protagonista do Mês é uma iniciativa atrelada ao tema do ano letivo, que está relacionado ao protagonismo estudantil, e já levou às unidades de ensino discussões sobre combate ao mosquito Aedes aegypti, bullying e preservação do meio ambiente.