Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 12.08.17 - 12h06

Recife em Ação leva serviços integrados à Várzea

img_alt

Mutirão integrado da Prefeitura do Recife levou ações para a localidade de Brasilit, na Várzea. Saúde, educação, assistência social e limpeza urbana foram algumas das atividades desenvolvidas no bairro (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio acompanhou de perto mais uma edição do Recife em Ação, mutirão de serviços integrados oferecidos pela Prefeitura do Recife. Na manhã deste sábado (12), a comunidade da Brasilit, na Várzea, foi a contemplada com as ações de saúde, iluminação pública e manutenção urbana, limpeza, educação e assistência social, direitos humanos e empreendedorismo. Dezenas de pessoas ocuparam a Igreja Batista próxima à Praça do Caxito para receber os serviços desde cedo.

“Mais uma área da cidade recebendo este importante serviço que é o Recife em Ação. As pessoas se mobilizaram para vir até aqui e estão recebendo serviços de saúde, a Emlurb está nas ruas realizando a limpeza e a manutenção das ruas, melhorando a iluminação. Muitas pessoas também tirando documentos perto de casa. Vamos manter esses serviços para quem mais precisa no Recife”, destacou Geraldo.

E as pessoas agradeceram pela facilidade em ter acesso aos serviços oferecidos. Uma delas foi Leandra Silva, que utiliza cadeira de rodas e participou de várias atividades. “Nossa comunidade é muito vulnerável e carente de serviços. Para a gente hoje está sendo maravilho poder fazer isso tudo aqui perto de casa”, disse ela, depois de ter aferido a pressão e a taxa de glicose. Outro que também achou importante foi Edilson Silva de Santana, que veio tirar a segunda via da carteira de identidade. “Foi muito bom. Eu não estou trabalhando e não tinha condições de ir no centro e pagar por ela. Quando disseram que ia ter isso aqui disponível, vim cedo para fazer”, comemorou.

O programa Saúde em Todo Lugar da Secretaria de Saúde do Recife compôs a programação com vacinação contra o vírus Influenza, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar (HGT) e orientações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), com distribuição de preservativos masculino e feminino. Além disso, houve palestras sobre saúde bucal e distribuição de kits para escovação. O mamógrafo móvel atendeu cerca de 40 mulheres de 50 a 69 anos. O controle do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, chikungunya e zika) foi bastante discutido no local, além de um grande “aulão” com profissionais da Academia da Cidade completará o Saúde em Todo Lugar na Brasilit, incluindo avaliação de índice de massa corporal (IMC) dos participantes.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) atuou em diversas frentes durante o mutirão, com o reforço nos serviços na área de drenagem, pavimentação, iluminação pública e limpeza urbana, entre outros. Durante a ação, a Emlurb também intensificou a manutenção no sistema de drenagem com limpeza de galerias nas ruas Barão de Bonito, Engenheiro Vasconcellos Bittencourt e Abatia. Ao todo, 40 homens atuaram no local. O órgão também iniciou o reparo em trechos danificados do pavimento com a realização de tapa-buraco a desde a sexta-feira (11).

A Emlurb realizou ainda uma revisão na iluminação da localidade e está fazendo reparos nos pontos que estiverem com problemas. O mutirão também contou com o reforço na limpeza da área, com 85 profissionais executando varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos. A expectativa é de que sejam coletadas aproximadamente 33 toneladas de resíduos até o final da ação. Os profissionais da Emlurb atuaram na requalificação da Praça de Brasilit -, também chamada de Praça Caxito. As ações incluem os serviços de manutenção e pintura dos bancos e brinquedos; recuperação do passeio em concreto; podas nas árvores e melhorias na iluminação do espaço público. 

Já nesta sexta-feira (11/08), os profissionais da Assessoria Socioambiental da Emlurb (ASA) realizaram um trabalho de mobilização sócio-educativa em diversas ruas da comunidade Brasilit com o objetivo de eliminar pontos críticos de descarte irregular de lixo. Os grupos fizeram visitas porta a porta, repassando aos moradores orientações sobre a importância da destinação correta do lixo e divulgando o funcionamento do esquema de coleta. Na quarta-feira passada (09), na Escola Zumbi dos palmares, durante uma reunião com a participação de moradores e lideranças comunitárias para planejar as intervenções do mutirão, a Companhia de Teatro Rosa dos Ventos apresentou a esquete “Os três R’s: reduzir, reciclar e reaproveitar”.

A Secretaria de Educação do Recife, por meio da Unidade de Tecnologia em Educação e Cidadania (Utec) Gregório Bezerra, vai ofereceu ações diferenciadas às crianças de Brasilit. Houve uma exibição de curta metragem da Lego; uma oficina de animação digital com a utilização de tablets educativos e uma oficina de robótica com kits da Lego. Em todas essas ações, foi trabalhada a temática do Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife esteve presente no mutirão com ações para emissão de 2ª via de RG e de certidões de nascimento, casamento e óbito. A população de baixa renda ainda pôde fazer inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e receber orientações sobre o Bolsa Família. Uma advogada da Secretaria Executiva de Direitos Humanos também esteve presente para fazer orientação jurídica.

A Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod) levou ações de prevenção e cuidado. Entre as atividades de prevenção, foram feitas abordagens pessoais, atividades lúdicas e a ação “Papo Reto sobre Vida”, que é uma conversa dos mobilizadores sociais com crianças e adolescentes sobre seus projetos de vida, com o objetivo de incentivar o público a sonhar e a buscar a realização desses sonhos. No âmbito do cuidado, os profissionais da Sepod fizeram orientações e atendimentos individuais e em grupos para usuários de drogas e familiares, por meio de escuta qualificada e dinâmicas terapêuticas.

Já a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) e o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) da Secretaria de Saúde do Recife ofereceu vacinação antirrábica para cães e gatos. A Seda também fez pré-agendamento de castrações para os caninos e felinos, além de campanha educativa sobre os direitos dos animais, deveres da guarda responsável, vantagens da castração e crime de maus tratos de animais, além de dar orientações sobre como educar, alimentar e tratar o animal. 

A equipe técnica da Secretaria da Mulher fez a divulgação dos serviços de combate e prevenção à violência de gênero e encaminhamentos dos casos de violência doméstica e supressão de direitos à rede de proteção. Foram distribuídos materiais educativos às mulheres com os principais telefones da rede de proteção e do Liga, Mulher, o disque-orientação do Clarice.

A equipe da Sala do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente esteve presente no mutirão dando orientações ao público sobre temas como formalização de empresas, Créditos Produtivos para Micro Empreendedor Individual - MEI, Micro Empreendedor - ME, Empreendedor de Pequeno Porte - EP e empreendedores informais, cursos de aperfeiçoamento, e informações sobre o Programa Municipal de Compras Governamentais. Foram repassadas informações sobre a concessão de alvarás, licenças ambientais e sanitárias e tributações. A população pôde também fazer o cadastro de acesso ao Crédito Produtivo.