Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 12.08.22 - 09h02

Prefeitura do Recife entrega Upinha Padre José Edwaldo Gomes, no Poço da Panela

img_alt

Entrega faz parte do Recife Cuida, que está promovendo a maior reestruturação da saúde pública recifense. A estimativa é que a unidade promova atendimentos para cerca de seis mil pessoas da região. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

A Prefeitura do Recife inaugurou nesta quinta-feira (11), na Zona Norte do Recife, a Upinha Padre José Edwaldo Gomes, no Poço da Panela. Este é o segundo equipamento de saúde entregue à população, nesta semana, através do Recife Cuida - que está fazendo a maior reestruturação na saúde recifense até 2024. A mais nova unidade da Secretaria de Saúde do município fará a cobertura de aproximadamente duas mil famílias, promovendo assim, atendimentos para cerca de oito mil pessoas. A Prefeitura do Recife investiu cerca de R$ 1,4 milhão para construção de uma nova estrutura em um terreno próprio. O prefeito João Campos fez a entrega do equipamento à população, que contou ainda com a presença da família de Padre Edwaldo.

“Essa semana lançamos o Recife Cuida, modelo de gestão que prioriza a saúde da nossa cidade. Hoje inauguramos a Upinha Padre José Edwaldo Gomes, no Poço da Panela. Um equipamento como esse não tem valor apenas por ser uma obra de pedra e cal, mas pelo o que ele faz e transforma na vida das pessoas. Aqui são oito mil pessoas, mais de 2.100 mil famílias, que terão direito ao acolhimento da saúde. Todos os profissionais vão ter um ambiente adequado de trabalho para poder cuidar do recifense”, comemorou João Campos. “Quando a gente faz uma obra dessa, a gente garante dignidade, garante qualidade do serviço público, para a população e para os profissionais que atuam. Queremos chegar em cada canto da cidade e poder ver um equipamento desse nível, desta qualidade, porque o recifense merece. A gente precisa fazer cada vez mais o fortalecimento da nossa Atenção Básica, o fortalecimento da nossa rede; e que a gente possa valorizar espaços como esse”, acrescentou.

Lembrando da vida dedicada ao bem que Padre Edwaldo Gomes teve, o prefeito João Campos justificou a homenagem ao pároco. “Foi um homem que entregou a sua vida pelo chamado de Deus, à igreja e ao povo. Por onde passou, ele sempre fez questão de ter fortes projetos sociais, fortes lutas sociais. Por isso que essa homenagem que a gente faz aqui hoje é uma homenagem que nos emociona e que tem um sentimento de justiça no coração. Foi alguém que lutou muito para que isso acontecesse e que lutou muito pra cuidar sempre do povo dessa área. Padre Edwaldo vai estar presente em cada consulta aqui realizada, em cada criança acolhida, em cada gesto de solidariedade e de cuidado. A homenageia não apenas com o nome, mas com gesto de cuidar e de colocar o sofrimento dos outros como o nosso sofrimento, como Padre Edvaldo fazia”, finalizou o prefeito.

Com uma área de 373m², a estrutura vai beneficiar os moradores das comunidades do Bananal, Lemos Torres e Vila Vintém, além dos bairros do Monteiro, Poço da Panela e Santana. O local vai unificar os atendimentos que antes aconteciam, separadamente, nas Unidades de Saúde da Família Santana e Poço da Panela. As obras permitiram a construção de uma unidade de saúde que vai proporcionar melhores condições de atendimento à população, com uma estrutura confortável para usuários e trabalhadores e que atende às normas de acessibilidade.

A unidade de saúde chega para colocar a saúde mais perto dos moradores do Poço da Panela. “Hoje a gente entrega a Upinha do Poço da Panela com duas equipes de saúde da família e com a equipe também de Asaces, que está aqui dentro desta unidade. A unidade vai acolher bem os nossos usuários, vai acolher bem os nossos trabalhadores. Dessa maneira, a gente amplia o nosso acesso e também dá mais resolutividade à nossa assistência. Esse é mais um passo dado pelo Recife Cuida, marca que a gente criou para iniciar as importantes mudanças na saúde do Recife. Primeiro com profissionais, contratando mais de 1.400 mil profissionais para nossa rede; um novo modelo de gestão, para a gente cuidar da retaguarda que esses profissionais precisam; com gestores nas unidades, gestores nos distritos e gratificação por desempenho. Também olhando para a infraestrutura das nossas unidades e a transformação digital”, pontuou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Todos os ambientes foram climatizados e o novo local conta com quatro consultórios clínicos; um consultório de saúde bucal; farmácia; sala de espera; salas de vacina, curativo, acolhimento, nebulização; banheiros com acessibilidade; Centro de Material e Esterilização (CME); espaços de trabalho para os agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) e profissionais  do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf); recepção; sala de reunião e da gerência; copa; almoxarifado; depósito de material de limpeza (DML).

A Upinha Padre José Edwaldo Gomes reúne qualidade na estrutura física e assistência aos usuários com a atuação de duas equipes de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal. Elas serão compostas por dois médicos; duas enfermeiras; dois auxiliares de enfermagem, dez ACS; dois dentistas e dois auxiliares de Saúde Bucal. A unidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferece acolhimento diário e realiza os mais diversos serviços de saúde para os moradores da região. São oferecidos procedimentos de Atenção Básica, como consultas médicas; atendimentos de enfermagem; odontologia; vacinação; dispensação de medicamentos; coleta de exames laboratoriais; curativos; preventivo ginecológico; puericultura, que são consultas periódicas para avaliar o crescimento e desenvolvimento de uma criança, entre outros.

Só alegria e gratidão, a aposentada Josefa do Nascimento, 74 anos, comemorou o lançamento do equipamento. “Essa inauguração foi tudo de bom para a gente aqui no Poço da Panela. Antes, a gente não tinha uma unidade perto, tinha que ir para longe para ter uma consulta. Com o posto perto de casa, a gente não precisa acordar tão cedinho para chegar. A qualquer hora a gente está aqui”, disse. A dona de casa Severina Cabral compartilha do mesmo sentimento de alegria por ter um equipamento de saúde mais acessível. “Pertinho assim de casa, eu venho até andando. Já vou marcar para ir aos médicos. Esse posto é uma bênção”, contou.

Jussara Gomes, 59 anos, sobrinha do homenageado Padre José Edwaldo Gomes, que faleceu em 2017, relembrou a missão do tio nos mais de 40 anos à frente da Matriz de Casa Forte. “Essa Upinha é a realização de mais um sonho que meu tio tinha em prol da comunidade. Minha palavra hoje é gratidão. Obrigada, prefeito. Em nome do meu tio eu peço que a população cuide bem dessa Upinha, para que ela siga no progresso e possa sempre atender vocês”, falou emocionada.

RECIFE CUIDA - A Prefeitura do Recife vai investir R$ 400 milhões para promover uma grande reestruturação na Rede Municipal de Saúde que vai impactar diretamente no atendimento prestado aos recifenses. O valor será destinado à contratação de mais profissionais, implantação do novo modelo de gestão, melhoria na infraestrutura das unidades e implantação da saúde digital. As mudanças já começaram este ano e devem ser finalizadas até 2024.