NOTÍCIAS

| 12.09.12 - 10h10

Saúde Ambiental do Recife vistoria unidades de distribuição de água da Compesa

Avaliação inclui 22 poços e reservatórios da companhia, além de outros componentes dos sistemas de abastecimento da capital pernambucana

Por Junior Aguiar

A qualidade da água oferecida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) à população do Recife está sendo analisada pela Secretaria Municipal de Saúde. Desde a segunda quinzena de agosto, técnicos do Programa de Saúde Ambiental (PSA) têm vistoriado 22 poços e reservatórios de água, além de outros componentes dos sistemas de abastecimento que contemplam a capital pernambucana. A ação é desenvolvida seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano (VigiÁgua).

As vistorias consistem na análise das bombas, encanação, sistema de reserva e avaliação das condições da água. Entre os itens observados no roteiro seguido pelos técnicos estão métodos de tratamento da água e se eles são ou não adequados à qualidade do produto bruto; existência ou não de plano de contingência em caso de problemas; se ocorre ou não controle de qualidade de produtos químicos utilizados; adequação de localização dos poços; e até se há ou não o cumprimento das exigências de responsabilidade perante a autoridade de saúde pública e de atendimento e informação ao público. Os 22 poços contemplados pela vistoria estão em bairros como Macaxeira, Casa Amarela, Parnamirim, Guabiraba, Dois Irmãos, Linha do Tiro e Fundão. As coletas de amostras seguirão até o fim de setembro.

As amostras coletadas são conduzidas para o setor de Bromatologia do Laboratório Municipal de Saúde Pública do Recife. Para cada reservatório analisado, um relatório é feito a partir das condições encontradas. No fim da vistoria, as avaliações são encaminhadas à Compesa para serem tomadas medidas cabíveis caso haja detecção de irregularidade. Os locais identificados com algum comprometimento na qualidade do produto sofrerão intervenção urgentemente, como estabelece o Ministério da Saúde.

A vistoria é anual e está cumprindo o papel da Vigilância à Saúde nos cuidados com a população recifense. Todas as análises são realizadas de acordo com a Portaria Nº 2.914/11 do Ministério da Saúde, que prima pelo controle e cuidados da qualidade da água para o consumo humano e seu padrão”, disse a gerente de Riscos Ambientais Biológicos da Secretaria de Saúde do Recife, Nívia Lima.

De acordo com a gestora, outras estações de água fora do território da capital pernambucana serão vistoriadas em breve. Apesar de estarem localizadas em municípios como Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Olinda, elas distribuem água para o Recife, por isso o motivo de análise.

ASSUNTOS: