NOTÍCIAS

Cultura | 12.09.14 - 10h12

Secretário de Educação do Recife participa de seminário sobre educação como meio de prevenir a violência

O debate promovido pelo MPPE discutiu como a educação pode ajudar a reduzir o envolvimento de crianças e adolescentes com a criminalidade. (Foto: Lu Streithorst/PCR)

O secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, participou, na tarde desta quinta-feira (11), do I Seminário estadual sobre educação como principal caminho de prevenção à violência. O debate aconteceu no auditório do Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra. Idealizado pela Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco (ESMP), o evento discutiu como a educação e a redução da evasão escolar podem ajudar a promover a inclusão social e reduzir o envolvimento de crianças e adolescentes com a criminalidade.

Participaram do seminário professores, prefeitos, secretários municipais de Educação, presidentes de Câmaras Municipais e deputados estaduais da Comissão de Educação, promotores e procuradores de Justiça, além de servidores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que atuam na Educação. Uma das mesas de debates do seminário contou com a presença do secretário de Educação do Recife, do procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon; do secretário estadual de Criança e Juventude, Pedro Eurico; do promotor de Justiça de Araripina, Manoel Dias da Purificação Neto, e do apresentador do programa Domingo Espetacular, da Rede Record, Paulo Henrique Amorim.

O secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, salientou que a educação é um desafio de toda a sociedade. "A melhoria da educação não depende somente da Prefeitura do Recife e nem do Governo do Estado, mas sim de todos. É preciso envolver as famílias, as escolas, a sociedade, a iniciativa privada e o terceiro setor. Estamos finalizando o Pacto pela Educação do Recife para darmos uma salto de qualidade na educação, o que vai impactar positivamente nos índices de violência com nossas crianças e adolescentes", afirmou.

Aguinaldo Fenelon, Procurador-geral de Justiça, destacou a necessidade de participação da população na busca da qualidade da educação. "É preciso que a sociedade entenda o seu papel, colaborando e cobrando dos governantes, para alcançar melhorias na qualidade da educação. Medidas assim auxiliam na diminuição da violência", avaliou.

O apresentador Paulo Henrique Amorim comentou o papel da imprensa na apuração dos fatos que envolvem violência. "É preciso que os jornalistas procurem os fatos. Somos primos-irmãos do Ministério Público. É nosso dever perseguir a justiça e defender o cidadão, com muita independência, através dos meios de comunicação que trabalhamos".