Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 12.09.22 - 17h34

Iputinga recebe primeira edição do “Recife Cuida nos Bairros"

img_alt

Neste sábado (10) e no domingo (11), consultas, exames e vacinação são alguns dos serviços disponibilizados, na Zona Oeste do Recife, no mutirão promovido pela Prefeitura do Recife. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

Priorizando a saúde dos recifenses, a Prefeitura criou o “Recife Cuida nos Bairros”, um mutirão de serviços de saúde que ajudam a prevenir doenças e contribuem com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A primeira edição da iniciativa está sendo realizada neste sábado (10) e segue neste domingo (11), na Escola Municipal Diná de Oliveira, no bairro da Iputinga, Zona Oeste da cidade. Consultas, exames, avaliação física, vacinação, atividades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), entrega de medicamentos, distribuição de preservativos, hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal e outras ações estão na programação. O prefeito do Recife João Campos esteve na escola na manhã deste sábado e conversou com os moradores da localidade e com os trabalhadores da saúde envolvidos na realização.

 

“Nós lançamos o Recife Cuida que é um pacote de investimentos na saúde que vai desde da recomposição de profissionais em equipes que já existem, melhorias de infraestrutura, aumento do volume de remédios. Em paralelo, a gente tem o Recife Cuida nos Bairros que é o que estamos fazendo hoje aqui no bairro da Iputinga. A gente pega as áreas que têm maior necessidade de atenção à saúde e conseguimos fazer um ciclo de dois dias, beneficiando várias comunidades do entorno”, explicou o prefeito João Campos, que visitou a primeira edição do Recife Cuida. 

 

O Recife Cuida nos Bairros deve se repetir todos os finais de semana em diversas localidades da cidade, oportunizando, assim, que mais famílias tenham acesso aos serviços de saúde, facilitando o dia-a-dia da população. O mutirão de serviços levados hoje até ao bairro da Iputinga faz parte do Recife Cuida, novo modelo de gestão da Secretaria de Saúde municipal que está investindo cerca de R$ 400 milhões na promoção da maior reestruturação da saúde da capital pernambucana até 2024. Na escola da Iputinga, consultas com clínico geral, oftalmologista, dermatologista, dentista, enfermeiro e nutricionista estão sendo oferecidas sem a necessidade de agendamento e já com encaminhamento caso haja necessidade. Além disso, estão sendo realizados exames de mamografia, preventivo ginecológico, testagem rápida para detectar HIV, sífilis e hepatites virais, além de testes de covid-19. 

 

A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, convocou todos os que vivem nas comunidades da Iputinga para serem atendidos pelos serviços do mutirão: “o Recife Cuida nos Bairros tem como principal objetivo ampliar o acesso a serviços de saúde a comunidades que por algum motivo não conseguem chegar à Rede. São dois dias de um super mutirão com importantes ações e a gente chama os moradores das comunidades Pirulito, Chiclete, Bomboniere e Cajá para participarem dessa ação da Secretaria de Saúde do Recife”. 

 

O mutirão também conta com uma tenda de cuidados com palestras, aulas de yoga, dança, alongamento corporal, entre outros. Os profissionais das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) estão realizando auriculoterapia e dando aula de Tai Chi Chuan. Já as crianças usufruem da contação de histórias, apresentação de mágico, brincadeiras, oficinas e também de atividades lúdicas com recreadores.

 

A moradora da comunidade do Cajá, Marilene Alves foi uma das pessoas atingidas pelas fortes chuvas de junho deste ano. Durante aquele período ela foi abrigada na Escola Municipal Diná de Oliveira, a mesma onde voltou neste sábado para cuidar da saúde. “Estou aqui de volta, graças a Deus voltei para a minha casa. E hoje estou aqui para fazer exames, já fiz o exame preventivo e agora vou para o oftalmologista. Está tudo muito bom. Só tenho que agradecer primeiramente a Deus e a essa equipe maravilhosa que está nos apoiando”, contou ela.

 

Kerolly Fragoso, 35 anos, vive na Iputinga com os pais, o marido e uma filhinha de um mês. Segundo ela, o mutirão ofereceu praticidade e qualidade de atendimento aos moradores do bairro. “Estou adorando. Eu trouxe meu enteado, ele foi para o oftalmologista, para o dentista, tomou a segunda dose de vacina contra a covid-19. Está super organizado, rápido e prático, já fiz tudo o que poderia fazer, já peguei produto para limpar frutas e verduras, tudo maravilhoso”, comentou ela.

 

Já a doméstica Maria Elizabeth Alves, 52 anos, disse que participou da sessão de práticas integrativas, atendimento médico e muito mais. “Estou achando excelente, é uma oportunidade ótima para a gente. Já fiz auriculoacupuntura, exame de vista, mamografia, tomei vacina contra a gripe e vou para o clínico geral. Eu disse ao prefeito que foi uma ação muito boa para o bairro e facilitou muito para a gente”, afirmou.

 

Entre os serviços oferecidos, estão ainda: atualização de cartão de vacinação, vacinação contra a covid-19, avaliação física, aferição de pressão arterial e orientação nutricional. Além disso, estão sendo entregues medicamentos, preservativos, hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal.