Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 12.09.22 - 12h21

Recife Cuida nos Bairros: primeira edição do mutirão de serviços de saúde promove mais de 3,1 mil atendimentos e procedimentos

img_alt

A expectativa é que, a cada fim de semana, a iniciativa percorra uma comunidade diferente da capital pernambucana, ampliando o acesso da população à Rede Municipal de Saúde. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

 

Neste fim de semana, a Prefeitura do Recife realizou a primeira edição do Recife Cuida nos Bairros, um mutirão de serviços dedicado aos cuidados com a saúde do recifense. A iniciativa foi instalada na Escola Municipal Diná de Oliveira, no bairro da Iputinga, Zona Oeste da cidade, e acolheu os moradores das comunidades Chiclete, Pirulito, Bomboniere e Cajá. Ao longo dos últimos sábado (11) e domingo (12), foram realizados mais de 3,1 mil atendimentos e procedimentos. A expectativa é que, a cada fim de semana, a iniciativa percorra uma comunidade diferente da capital pernambucana, ampliando o acesso da população à Rede Municipal de Saúde.

A ação faz parte do Recife Cuida, novo modelo de gestão da Secretaria de Saúde municipal que está investindo cerca de R$ 400 milhões na promoção da maior reestruturação da saúde da capital pernambucana até 2024. Entre os serviços oferecidos estavam consultas com clínico geral, oftalmologista, dermatologista, dentista, enfermeiro e nutricionista. O mutirão ainda ofereceu exames de mamografia, preventivo ginecológico, testagem rápida para detectar HIV, sífilis e hepatites virais, além de testes de covid-19, atualização do cartão de vacinação. Tudo sem necessidade de agendamento.

Ao todo, nos dois dias foram mais de 620 consultas com clínico geral, oftalmologista e dermatologista; mais de 650 testes de HIV, sífilis, hepatites virais e covid-19; mais de 710 doses de vacinas aplicadas; mais de 145 exames de mamografia e preventivo ginecológico; mais de 155 encaminhamentos para consultas e exames; mais de 400 acolhimentos em enfermagem e saúde bucal; e mais de 440 aferição de sinais vitais.

“Esse primeiro fim de semana foi de muito sucesso. Todas as consultas e procedimentos realizados superaram a nossa expectativa, a população compareceu e se mostrou muito satisfeita com as atividades oferecidas. A nossa ideia é expandir essa ação para outros locais da cidade e ampliar o acesso dos recifenses aos serviços de saúde, que por algum motivo têm dificuldade de chegar até a Rede de Saúde do município”, ressaltou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

A população também pode ter acesso à avaliação física, atividades de Práticas Integrativas e Complementares (Pics), entrega de medicamentos, distribuição de preservativos, hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal e outras ações. As crianças também foram beneficiadas com uma programação especial, que teve contação de histórias, apresentação de mágico, brincadeiras, oficinas e atividades lúdicas com recreadores.

No sábado (11), a dona de casa Aureliana de Oliveira levou a sobrinha Sandryelle de Oliveira, 7 anos, para passar por uma avaliação com o dentista. “A mãe dela ia pagar uma consulta para ela na segunda-feira, mas eu fiquei sabendo do mutirão que teria aqui na Escola e avisei. Aproveitamos a chance e conseguimos que ela fizesse o tratamento que estava precisando nos dentes. Ficamos muito felizes de ver isso aqui, tudo muito organizado. Espero que outras pessoas também possam ter acesso”, vibrou.