Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 12.09.22 - 17h38

Viva os Bairros em Santo Amaro garantiu samba, diversão e atenção à saúde para a população

img_alt

Realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, o evento é itinerante e vai a um bairro diferente a cada final de semana. (Foto: Sandokan Xavier/SETURL)

 

A Rua Frei Cassimiro, em Santo Amaro, deu lugar ao samba e à vasta programação que só um evento como o Viva os Bairros é capaz de dar, na tarde deste sábado (10). Executado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, o evento é itinerante e desembarca a cada final de semana em um bairro diferente, levando música, brincadeiras e campanhas de saúde pública por toda a cidade.

 

A dona de casa Izabel Cristina, de 42 anos, mora pertinho do local que recebeu o Viva os Bairros e não deixou de participar, levando ainda a sobrinha Valentina, de 5 anos, que por volta das 17h já estava com o rosto pintado de coelhinha e o sorriso estampado no rosto, após participar de uma das oficinas de recreação estavam sendo oferecidas do evento. “Estamos encantadas. Está tudo incrível e tenho certeza que quem mais se diverte são as crianças. Nem sempre a gente pode oferecer esse tipo de lazer para quem a gente ama e ter isso tudo gratuito é demais”, afirmou Izabel. 

 

O diferencial de um evento como o Viva os Bairros é porque ele vai até as pessoas, levando uma programação ampla para todos os moradores da cidade, semana a semana. Além da recreação, o polo infantil tinha infláveis, pula-pula e diversão de sobra.

 

Empreendedores locais também são exaltados no Viva os Bairros e em Santo Amaro não foi diferente. O polo dedicado à economia criativa teve feira de artesanato e de gastronomia. 

 

No seu oitavo mês de gestação, Maria Taciana, de 30 anos, aproveitou para passear no evento com os filhos e sobrinhos. “Estamos amando e melhor ainda que tudo está acontecendo com o sambinha de fundo”, fazendo referência ao polo cultural que recebeu vários artistas, todos do ritmo do samba. Estiveram no palco o Bloco de Samba; Pretinhos do Samba; banda TS; banda TDS; e Samba Black. 

 

Ponto requisitado do evento, o polo dedicado à saúde disponibilizou atualização da carteira de vacinação de crianças, adultos e idosos, com as vacinas contra contra da covid-19, influenza e poliomielite. Muitas crianças também aproveitaram o espaço de atenção à saúde bucal, com oficina de escovação dental supervisionada, distribuição de kits de escovação, orientação sobre saúde bucal, além de distribuição de material informativo.

 

Profissionais do programa Academia da Cidade realizaram avaliação física e orientação sobre exercícios físicos, além de terem disponibilizado o serviço de aferição de pressão arterial e hemoglicoteste. Equipes da Vigilância Ambiental ofereceram orientações sobre arboviroses.