NOTÍCIAS

Cultura | 12.10.11 - 00h15

João da Costa abre aula inaugural de especializações para professores da rede

A solenidade marcou a celebração da assinatura do convênio entre Prefeitura e Unicap, que possibilitou a disponibilização de 5 cursos lato sensu para 350 educadores da Rede Municipal

O prefeito do Recife, João da Costa, participou, na noite desta terça-feira (11), no Auditório do Bloco G II da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), da Aula Inaugural dos cursos de Especialização (lato sensu) oferecidos pela Prefeitura a 350 professores da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa é fruto de um convênio assinado pela Prefeitura do Recife com a instituição de ensino superior.

Além do prefeito, a mesa foi composta pelo Magnífico Reitor da Unicap, Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens; pela secretária de Educação, Esporte e Lazer (Seel), Ivone Caetano; pelo diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Unicap, Prof. Dr. Degislando Nóbrega; e pela diretora de Ensino e Formação Docente da Seel, Lenira Silveira. 

Foram oferecidas cinco especializações e cada educador pôde optar por uma. São elas: Educação infantil, Arte-educação, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Educação Inclusiva.  A medida está em consonância com a Política de Valorização e Formação dos Professores da Rede Municipal, uma das metas da gestão para a melhoria da qualidade da Educação.

Durante a solenidade,  oprefeito João da Costa falou sobre o Pacto pela Valorização da Educação que inclui diversas ações como a Formação Continuada, a criação do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Feire, a contratação de mais de 1 mil professores concursados já integrados à Rede, entre outros investimentos no corpo docente. “Eu sei que é um sacrifício para vocês, depois de uma semana de trabalho, muitas vezes, nos três turnos, estar numa sala de aula numa sexta-feira à noite e num sábado, para fazer uma especialização. Porém, isso só trará ganhos para vocês, para a Rede Municipal e, sobretudo, para os estudantes recifenses por cuja formação vocês são responsáveis”, ressaltou João da Costa.

De acordo com o reitor da Católica a iniciativa remete às origens da intituição.“Nossa alegria aqui é explicada quando voltamos à origem da própria Unicap, que em seu projeto inicial foi concebida para ser uma instituição que forneceria formação para o professor. É claro que a Universidade se ampliou, mas continua recebendo professores para formação, a exemplo de vocês aqui hoje”, declarou reitor da Unicap.A Prefeitura está investindo R$ 990.080,00, valor que inclui os 15% de abatimento conseguido junto à instituição. A iniciativa faz parte do Programa de Formação Continuada dos professores do magistério e com a viabilização de mais esta formação o quantitativo de professores pós-graduados na Rede Municipal passa de 61 para 67%. As aulas terão início no dia 21.

As aulas serão ministradas na Universidade Católica, no bairro da Boa Vista, e no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.  A professora Suleide Farias, da E.M. Santa Maria, vai fazer a especialização em Gestão Escolar. Para ela é um grande presente o investimento da Prefeitura nestes cursos. “Estou extremamente empolgada; sei que vai ser um período de muito trabalho, tem uma monografia no final, mas não tenho medo de encarar o desafio. Vou honrar esta oportunidade e concluir o meu curso da melhor maneira”, garantiu. Na oportunidade, o professor Dr. Zeferino Rocha, docente do Programa de Pós-Graduação strictu sensu em Psicologia da Universidade ministrou palestra com o tema: “Educar é Cuidar”.