Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Lazer | 12.10.15 - 13h34

Dia das crianças com brincadeiras no Parque Santana

img_alt

Nesta segunda-feira (12), tem mais programação para a criançada e adultos, com atividades esportivas e culturais por todo o parque. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

Animação e brincadeiras não vão faltar neste Dia das Crianças. Quem for ao Parque Santana, nesta segunda-feira (12), vai ter programação de sobra para celebrar a data em família, com muita diversão e atividades diversas. Desde o último sábado, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, está com uma série de ações para garantir um feriadão e tanto para a criançada.

Quem ainda não conferiu a programação ainda tem tempo de dar uma passada no Parque Santana e curtir o Dia das Crianças de uma forma bem especial. Das 8h às 17h terá espaço para rapel, tirolesa e acampamento de escoteiros; vivências circenses das 9h às 12h; corrida de saco, quebra panela e outras brincadeiras tradicionais, das 14h às 17h; e oficina de reciclagem, das 15h às 17h.

Ainda nesta segunda, para conscientizar as crianças sobre respeito no trânsito e convivência em harmonia com o próximo, o Itaú, em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer, vai garantir um circuito específico para crianças de 3 a 7 anos. A ação será das 8h às 16h e inicia um projeto que terá continuidade até dezembro no parque, sendo sempre aos domingos. Vai ter também o espetáculo Parceiros da Energia, em dois horários: às 11h e às 15h. A ação é uma iniciativa educativa da Celpe para promover o uso consciente e seguro da energia elétrica.

À tarde, das 15h30 às 18h, a programação cultural será com a TV Jornal, que promoverá uma ação da campanha Criança Cidadã, levando Tio Bruninho e outras atrações para entreter a criançada no parque.

No estacionamento do parque, os food trucks garantem delícias, das 16h às 22h, no REC Gastrô. Nesta edição, participam a Cupcleta, o Ateliê do Brownie, Seu Café, o Viva Churros Gourmet, o Tuk Tuk, Arretado Hot Dog Gourmet, Coxinhas Magnata, Dom Gourmet Burguer, Kombimassa, Moov Food, Up Sanduicheria e Temaki Arretado.

Os irmãos Sérgio Roberto, de 12 anos, e Marcelo Ferreira, de 8 anos, foram ao parque, no domingo, com a mãe, a auxiliar administrativo Carla Roberta da Silva, de 38 anos, e não pararam por um minuto. Ela ainda levou o sobrinho João Vitor, de 11 anos, para que a brincadeira fosse completa. “A gente chegou aqui e eles já foram se soltando, brincaram na tirolesa, jogaram bola, fizeram de um tudo”, comentou. Amanhã a ida ao parque já está garantida de novo. “Este aqui é o nosso parque, a gente sempre frequenta nos finais de semana e vamos aproveitar o feriado, com programação especial, também desde cedo. É o dia das crianças, é o dia deles, então a gente tem que garantir que eles se divirtam”.

As atividades são diversas, para todos os gostos e idades. A pequena Lorena Vitoria, de apenas 2 anos, aproveitou o domingo no parque infantil acompanhada pela mãe, a dona de casa Elizângela Maria da Silva, de 40 anos. “Estou achando esta programação incrível. O parque já é massa, ai quando tem evento fica ainda mais movimentado”. 

Anally Karen, de 7 anos, ficou suada de tantas brincadeiras. Além das oficinas voltadas para a reciclagem e montagem de pipa, tinha também os instrutores nos polos esportivos, rapel e acampamento de escoteiros. Mas a grande concorrência ficou mesmo para a tirolesa. “É muito legal”, comemorou a menina que estava acompanhada pela mãe, a recepcionista Amanda Regina, de 28 anos. “A gente mora na Torre, então este é o parque mais próximo para trazer as crianças. E, cada dia mais, o Santana tem se tornado o nosso parque preferido. Aqui tem tudo”. Depois da programação esportiva, foi momento do Teatro Lobatinho, que deixou a plateia vidrada em uma peça que aconteceu no estacionamento do parque. Em seguida, a noite ficou por conta dos food trucks

CICLOFAIXA DE TURISMO E LAZER

Este feriado também é oportunidade de aproveitar a Ciclofaixa de Turismo e Lazer. São 36,5 quilômetros de um percurso que passa por mais de 30 bairros e estará à disposição, das 7h às 16h. Realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, a ciclofaixa garante a utilização dos espaços públicos para a promoção de atividades esportivas e de lazer, melhorando a qualidade de vida das pessoas, desde março de 2013. 

O percurso da ciclofaixa garantia que as pessoas conheçam a cidade sob outra perspectiva, por um percurso privilegiado, passando por diversos pontos turísticos como mercados, museus, praças e parques da cidade. De acordo com a última pesquisa de satisfação realizada, cerca de 20 mil pessoas pedalam a cada edição do projeto.