Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 12.10.22 - 11h31

Liga da CTTU lança o circuito “Criançada na Rua” para estimular respeito às leis de trânsito

img_alt

Crianças de 3 a 10 anos pedalaram em um grande tapete de mais de 100 m² montado no bairro do Recife. O equipamento reproduz as sinalizações de trânsito com o principal foco em pedestres e ciclistas. (Foto: Iggor Gomes/PCR)

 

Para intensificar os investimentos na educação para o trânsito, a Prefeitura do Recife lançou, nesta quarta-feira (12), na Avenida Marquês de Olinda, bairro do Recife, o Circuito Criançada na Rua. O equipamento funciona como um tapete de mais de 100 m² estendido na via para atrair crianças entre 3 e 10 anos às brincadeiras com a temática de trânsito. Durante o evento, foram disponibilizadas cinco bicicletas, assim como seus instrumentos de proteção (capacetes, joelheiras, munhequeiras e cotoveleiras) para que as crianças pudessem transitar em segurança no circuito acompanhadas dos personagens da Liga da CTTU. A iniciativa faz parte do Programa de Educação para Mobilidade do Recife e foi desenvolvida com apoio da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) e da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS). O equipamento será utilizado, posteriormente, nos Compaz para levar a programação às crianças dos bairros do entorno.

O circuito possui 117 m² e reproduz a sinalização que as crianças encontram nas vias do Recife: áreas de Urbanismo Tático para ampliação de espaços de pedestres, ciclofaixas preenchidas em vermelho e protegidas com tachões, faixas de pedestres, pistas de rolamento para veículos motorizados e, ainda, um jogo de amarelinha no chão, como já se encontra em áreas como a Rua das Oficinas, no Pina, e no Largo Dom Luiz, no Morro da Conceição. "A infraestrutura viária do Recife tem passado por transformações na última década, como a expansão da rede cicloviária e as áreas de urbanismo tático, que levam à redução de sinistros de trânsito. É fundamental que as atividades de educação estejam alinhadas com esses novos equipamentos para que possamos criar cidadãos que respeitem os espaços demarcados nas vias porque quando cada um respeita o seu espaço a cidade é mais segura para todos", explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

José Antônio tem 4 anos de idade e foi a primeira criança a andar no circuito em uma bicicleta com rodinhas e equipamentos de segurança. "Essa brincadeira foi muito legal, eu aprendi as regras de trânsito. Pra mim, a melhor parte foi parar para a pessoa passar na faixa", disse.

EDUCAÇÃO PARA MOBILIDADE - O Programa de Educação para Mobilidade do Recife tem o objetivo de conscientizar a população para o respeito à mobilidade urbana, de forma que os veículos maiores protejam os menores e juntos todos protejam o pedestre, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. O Recife trabalha em diversas frentes para educação como a Liga da CTTU, artistas educadores que, apenas em 2022, já alcançaram mais de 7 mil crianças com atividades lúdicas.  Há, também, o Projeto Orientadores de Trânsito, localizado em vários pontos da cidade para alertar condutores e pedestres sobre boas práticas na mobilidade. As equipes de educação também oferecem cursos para entregadores motociclistas e ciclistas sobre pilotagem defensiva, além de cursos aos motoristas de ônibus para respeito aos ciclistas no trânsito. Em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, são feitas, também, campanhas de mídia de massa para conscientizar a população a respeito de fatores de riscos como o excesso de velocidade.

LIGA DA CTTU - Lançada em outubro de 2021, a Liga da CTTU substituiu a antiga Trupe, que trazia os personagens inspirados em palhaços. Agora, o personagem principal é a Justina, uma super-heroína inspirada nos agentes de trânsito, cuja principal característica é a justiça e o cumprimento das leis de trânsito. O parceiro de Justina é o Amarelinho, um herói com uma personalidade amigável, que faz alusão aos orientadores de trânsito. A terceira heroína é a Pedalita, que defende a mobilidade ativa. Enquanto os heróis são responsáveis por um trânsito seguro, gentil e com uma mobilidade sustentável, os vilões representam os cidadãos imprudentes, que cometem infrações de trânsito e não têm responsabilidade com a segurança viária. O Sinistro é um motorista que vem com o cinto desafivelado, o celular em uma mão e o volante no outro. O nome do personagem faz alusão ao termo “sinistro de trânsito”, que é utilizado no lugar de “acidentes” para dar a conotação de que são circunstâncias evitáveis caso as leis de trânsito sejam obedecidas. O segundo vilão é o Zoada, que representa o cidadão que não tem paciência no trânsito e faz trapalhadas como a buzina em excesso e os xingamentos, que fazem do trânsito um lugar menos harmônico.