Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 12.10.22 - 11h02

Prefeitura do Recife promove testagem de sífilis e palestras para marcar o Outubro Verde

img_alt

Mais de 2 mil exames serão disponibilizados ao longo do mês. Programação também terá atividades voltadas para os profissionais da rede municipal de saúde. (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife)

 

A Prefeitura do Recife vai disponibilizar, ao longo deste mês, mais de 2 mil testes rápidos para diagnosticar sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em diversos pontos da cidade. A programação, para marcar o Outubro Verde, mês de enfrentamento da doença, também vai contar com atividades voltadas para os profissionais da Rede Municipal de Saúde. 

Qualquer pessoa pode ter acesso aos 2.160 testes rápidos para detectar possíveis casos de HIV, sífilis e/ou hepatites B e C. Nesta quinta-feira (13), das 17h às 21h, os profissionais da Secretaria de Saúde do Recife estarão no Sítio Trindade, em Casa Amarela. Já no sábado (15) e no domingo (16), a ação vai acontecer na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, na Macaxeira, durante o Recife Cuida nos Bairros. 

Nos casos em que o resultado dá positivo, o usuário recebe aconselhamento e é encaminhado para tratamento na rede municipal de saúde. Na atividade também serão distribuídos preservativos, sachês de gel lubrificante e materiais educativos sobre ISTs.

A programação do Outubro Verde também será voltada para os profissionais da Secretaria de Saúde do Recife. Entre as atividades programadas, estão a roda de diálogo “Redes e fluxos na sífilis congênita”, para os trabalhadores das maternidades municipais; e o seminário Outubro Verde, focado nos profissionais da Atenção Básica, equipes de neonatal das maternidades e Vigilância Epidemiológica.

O Dia Nacional de Enfrentamento à Sífilis foi instituído pela Lei Federal 13.430/2017, no terceiro sábado do mês de outubro, e tem como objetivo ressaltar a importância do diagnóstico e tratamento adequados da sífilis, especialmente na gestante, durante o pré-natal.  Além disso, é uma forma de incentivar o engajamento dos profissionais e gestores de saúde da rede municipal em ações de prevenção e acompanhamento dos casos da doença.

DOENÇA - A sífilis é uma doença infectocontagiosa transmitida, principalmente, por via sexual, e também de mãe para filho durante a gestação. No Recife, este ano, já foram diagnosticados 477 casos de sífilis na gestação e 259 novas infecções de sífilis congênita. O agente causador é a bactéria Treponema pallidum, e o sintoma mais comum é uma ferida indolor na região genital. A prevenção pode ser feita simplesmente com o uso correto e regular de preservativos. A sífilis é uma patologia crônica de fácil tratamento com antibióticos. Atualmente, o tratamento com penicilina está disponível em mais de 97% das Unidades de Saúde da Família do Recife.