Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 12.10.23 - 12h23

Programação do Dia das Crianças anima a comunidade de Dancing Days

img_alt

Evento realizado pela Prefeitura do Recife ofereceu uma série de atividades como oficinas, campeonato de futebol, brinquedos infláveis, aula de capoeira e orquestra de frevo. (Foto: Brenda Alcântara/PCR)

 

As crianças  da comunidade Dancing Days, no bairro da Imbiribeira, tiveram, nesta quarta-feira (11), uma tarde de muita diversão. Dentro da programação da Prefeitura do Recife para o Dia das Crianças, o Gabinete do ProMorar e a Secretaria Executiva da Primeira Infância realizaram um grande evento no complexo esportivo da localidade.

A programação incluiu atividades como oficinas infantis; recreação; algodão doce e pipoca; caminhão da malhação e campeonato de futebol; vacinação, aferição de glicose e pressão arterial, avaliação física; corte de cabelo, escova, penteado infantil e pintura de rosto; oficina de boneca abayomi; brinquedos infláveis; aula de capoeira com Mestre Pintado; orquestra de frevo; e intervenção urbana no parquinho infantil.

Diversas secretarias municipais participaram do evento, que fez parte de um conjunto de atividades educativas, esportivas e de qualificação profissional realizadas pelo ProMorar nas comunidades beneficiadas. “Tá muito legal. Fiz questão de trazer meus três filhos para participar”, elogiou a autônoma Josefa Maria da Silva, moradora da comunidade há 20 anos.

As ações articulam diversas secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife, para atender às necessidades detectadas durante o processo participativo e de escuta da população, que embasa a elaboração dos projetos urbanísticos das intervenções em cada área. Para a doméstica Maria de Fátima Oliveira, é muito importante que o poder público leve opções de lazer para as comunidades. “Nem sempre as crianças têm o que fazer, então um evento como esse faz a diferença para a gente”, comenta.

“A partir das conversas com os moradores, identificamos demandas que já estamos atendendo de forma conjunta com outros setores da Prefeitura do Recife, enquanto os projetos das intervenções são elaborados. Como nosso objetivo é requalificar a vida das pessoas de forma integral, além das obras levamos também ações educativas e de qualificação”, afirma a secretária executiva do ProMorar Recife, Beatriz Menezes.

As Comunidades de Interesse Social (CIS) Dancing Days, Sítio das Mangueiras e Ayrton Senna estão entre as primeiras selecionadas para receber o componente de urbanização integrada do ProMorar Recife. Entre março e abril de 2023, foram realizadas reuniões, oficinas e caminhadas para escuta das demandas dos moradores e moradoras locais. Com base nessas escutas, está sendo elaborado o projeto urbanístico do território.

INVESTIMENTO - Viabilizado por meio de operação de crédito assinada junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o ProMorar é o maior projeto de requalificação urbana e social do Recife e vai investir R$ 2 bilhões para realizar intervenções estruturadoras em 40 comunidades vulneráveis, incluindo as áreas mais atingidas pelas chuvas de maio do ano passado. Entre as ações estão obras de macrodrenagem para reduzir do risco de inundações, como o alargamento da calha e a dragagem dos rios Tejipió, Jiquiá e Moxotó, além de investimentos em infraestrutura, habitabilidade e um robusto pacote de contenção de encostas.

ASSUNTOS: