NOTÍCIAS

Cultura | 12.11.12 - 13h09

Estudantes do Recife participam do Dia da Criança Cidadã

Centro Paulo Freire abriga diversas atividades sobre Cidadania

Por Marcos da Silva

Na próxima quarta-feira (14), a partir das 13h, o Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, abriga a 3ª edição do Dia da Criança Cidadã e abre as portas para 100 estudantes das Escolas municipais da Iputinga e Monteiro Lobato. Os adolescentes participam das atividades do projeto "Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!”.

O evento é idealizado pela Controladoria Geral da União (CGU), parceira da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), com a colaboração da Receita Federal, que orienta os presentes através do programa “Diga não à Corrupção” e do Instituto Maurício de Sousa, que cede todo o material informativo. A Secretaria de Educação participa do Dia da Criança Cidadã com o programa “Escola que Protege”. A meta é despertar nos educandos do Município conhecimentos de cidadania, incentivando-os ao debate por meio de atividades artísticas, científicas e lúdicas que farão a interação entre a escola e a comunidade.

É muito importante que os nossos alunos saibam a diferença do que é certo ou errado; de onde vêm os impostos e como são utilizados para o benefício da sociedade. Acabamos de sair de um processo eleitoral. Discutir estes assuntos com os estudantes ajuda a formar a opinião destes cidadãos”, ressalta a coordenadora do programa Escola que Protege, da Secretaria de Educação, Karla Santos.

A Programação - Entre as atividades da programação do Dia da Criança Cidadã estão oficinas de plantação de mudas, onde os educandos aprenderão as técnicas de cuidados, preparação do solo e das mudas para o replantio; oficinas de informática; jogos de ludo e sessões de cinema, sob os cuidados da equipe do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores.