NOTÍCIAS

Cultura | 12.11.12 - 17h33

Orquestra Sinfônica homenageia o maestro Clóvis Pereira

[caption id="attachment_28276" align="alignleft" width="334"] O espetáculo desta quarta-feira(14) encerra a série Concertos Noturnos 2012. Foto: Clélio Tomaz[/caption]

A Orquestra Sinfônica do Recife volta a se apresentar no Teatro de Santa Isabel nesta quarta-feira (14), às 20h. O espetáculo, que encerrará a série de concertos noturnos 2012, será uma homenagem ao maestro Clóvis Pereira pelo seu aniversário de 80 anos. Com regência do maestro Osman Gioia, a OSR apresentará a obra Lamento e Dança Brasileira, composta pelo homenageado, e a Sinfonia nº4 de Johannes Brahms. A entrada para o concerto é gratuita.

Clóvis Pereira – Nascido em Caruaru, em 1950, fixou residência no Recife, iniciando estudo com o maestro Guerra Peixe, que lhe ensinou composição, harmonia e orquestração. A partir de 1964, atuou como professor de harmonia e orquestração dos departamentos de música das Universidades do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Em 1970, participou das pesquisas sobre novas formas para a arte musical em Pernambuco. Em 1971, dirigiu o histórico concerto Três séculos de música nordestina do barroco ao armorial.

A sua grande missa nordestina, primeira obra sacra escrita em estilo armorial, foi apresentada no Rio de Janeiro, na Matriz de São Pedro dos Clérigos, pela Orquestra Sinfônica Brasileira e coro do Teatro Municipal, em concerto de gala dedicado às autoridades representativas da ECO-92 e seus convidados. Em 1998, quando concluiu o seu mandato de diretor superintendente do Conservatório Pernambucano de Música, recebeu do governo brasileiro uma bolsa de estudos para aprimorar suas técnicas de composição musical nos Estados Unidos.

Clóvis Pereira é um experiente regente, tendo atuado à frente de várias orquestras, destacando-se as Sinfônicas da Paraíba, e do Recife, Armorial de Câmara de Pernambuco, de Câmara da Universidade Federal da Paraíba e do IV Festival Internacional de Música da TV Globo. Master of Music In Composition, pela Boston University (USA) e é membro fundador da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea (Brasília/DF).

Lamento e Dança Brasileira foi a primeira obra sinfônica escrita pelo maestro Clóvis Pereira, em 1967, com dedicatória: “Para meu honroso mestre e amigo César Guerra Peixe”, teve sua primeira audição no mesmo ano, no Teatro de Santa Isabel com a OSR sob sua regência. No ano de 2000 por ocasião dos 70 anos da Orquestra Sinfônica do Recife foi gravada em CD por esta orquestra sob a regência do compositor

Johannes Brahms (1833 – 1897) - Compositor alemão revelou seu talento musical desde tenra idade. Aos 11 anos uma oferta para realizar uma turnê pelos Estados Unidos foi rejeitada e Brahms preferiu ser aluno de Eduard Marxsen, ao mesmo tempo em que contribuía para os escassos rendimentos dos pais tocando em cafés e salas de baile.

Já notável pianista, começou também a compor. Em 1853, com 20 anos de idade realizou turnê durante a qual conheceu Joachim, Liszt, Schumann e sua esposa Clara com quem estabeleceu amizade durante toda a vida. Brahms compôs em forma tradicionais, mas insuflando-lhes seu próprio estilo lírico, envolvido em ricas harmonias.

A sinfonia nº 4 em Mi menor Opus. 98 é a última das sinfonias de Brahms é a mais claramente romântica das quatro. É considerada como uma das obras primas do compositor. Composta entre 1884 e 1885 foi estreada em 25 de Outubro de 1885 em Meiningen dirigida pelo próprio Brahms. Quis também o destino que esta fosse a ultima obra a que Brahms assistiu em 7 de Maio de 1897 num concerto por ocasião do seu 64º aniversário. Brahms já profundamente doente ainda conseguiu levantar-se no seu camarote para agradecer o efusivo aplauso da plateia.

Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica do Recife
Quando: Quarta-feira (14)
Onde: Teatro de Santa Isabel
Hora: 20h
Entrada gratuita