NOTÍCIAS

Cultura | 12.11.13 - 15h55

Prefeitura do Recife começa a instalar os Fóruns Microrregionais

[caption id="attachment_40560" align="aligncenter" width="680"] A primeira plenária aconteceu no Coque (microrregião 1.3). (Foto: Lú Streithorst/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Governo e Participação Social, iniciou, na noite de ontem (11), a instalação dos Fóruns Microrregionais do Recife Participa. Ao todo serão 18 plenárias que acontecem até o dia 6 de dezembro. A primeira plenária aconteceu no Coque (microrregião 1.3) e elegeu cinco coordenadores do Fórum, com mandato de dois anos, e 7 representantes para Conselho Regional da RPA 1, que ainda será instalado. Todas as plenárias seguirão o mesmo modelo.

O secretário de Governo e Participação Social, Sileno Guedes, comandou as atividades que aconteceram na quadra da Escola Municipal Costa Porto, no Coque. O Fórum é um canal de escuta do Recife Participa e tem como objetivo ampliar a participação social na cidade e garantir uma gestão democrática das políticas públicas com focos em resultado. “Os Fóruns são a base deste novo modelo de gestão participativa que estamos montando, o Recife Participa. É nestes Fóruns que vão acontecer as discussões gerais das comunidades. Todo mundo pode participar”, explicou Sileno.

O Recife Participa tem como objetivo atrair o maior número de pessoas para o processo participativo, garantir a efetividade das manifestações e demandas apresentadas pela sociedade e manter o diálogo permanente com todas as forças vivas do município. O Fórum Microrregional terá como objetivo instalar em cada bairro, num prazo de 90 dias, um comitê onde serão discutidas as necessidades locais. Os coordenadores eleitos terão que convocar ordinariamente o Fórum a cada dois meses, ou extraordinariamente a qualquer momento.

A eleição para os coordenadores e conselheiros aconteceu após explanação de Sileno sobre o funcionamento dos Fóruns. Exatas 263 pessoas se inscreveram e puderam votar. A apuração foi acompanhada com ansiedade por todos em dois telões e o resultado foi divulgado minutos depois do fim da votação. Andrea dos Coelhos foi uma das coordenadoras eleitas e aprovou o novo modelo. “Prestei bastante atenção na apresentação de Sileno e acredito que este novo formato vai ser muito bom. É melhor que o antigo modelo que estava em vigor antes”, falou Andrea.

Os Fóruns levantarão as demandas para os Conselhos Regionais que devem ser instalados no início de 2014 (seis ao todo – uma por Região Político Administrativa-RPA). Estas entidades deverão possuir registro em cartório e serão um local de realização do planejamento regionalizado e monitoramento das ações do governo em escala regional. Além dos 21 representantes dos Fóruns (7 de cada Microrregião – são 3 em cada RPA) os Conselhos terão representantes do Orçamento Participativo, das Zeis, da PCR, de Igrejas, de Associação de Moradores, dos Conselhos Municipais de Saúde e de Educação e dos Conselhos Tutelares.

Coletiva - O Secretário de Governo e Participação Social, Sileno Guedes, estará à disposição da imprensa, nesta terça-feira (12), a partir das 19h, no Centro de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena, para detalhar todo o processo de instalação dos Fóruns Microrregionais. No local, acontecerá a instalação do Fórum da Microrregião 4.1. Hermes Delgado, Secretário Executivo de Participação Social, também estará presente.