NOTÍCIAS

| 12.11.14 - 16h52

PCR realiza ações em comemoração ao Dia do Combate ao Diabetes

Na manhã de hoje (12), os servidores do edifício-sede da Prefeitura participaram das atividades. Na próxima sexta-feira (14), a população terá acesso a exames gratuitos no Centro Médico Ermírio de Moraes. (Foto: Marcos Pastich/ PCR)


Em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, que acontece no dia 14 de novembro, a Prefeitura do Recife, através das Secretarias de Saúde e de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP), realizou, nesta quarta-feira (12), uma ação voltada para a saúde do servidor. O evento está no calendário anual do projeto Datas de Valor, que faz parte do programa de valorização do funcionário municipal, Servidor de Valor.

Com o tema “Colabore hoje para mudar o amanhã”, a ação ofertou serviços como aferição de pressão arterial e exame de glicemia para os servidores. Além dos exames, todos também puderam realizar avaliações físicas e receber orientações sobre alimentação saudável, prevenção de hipertensão e diabetes com os professores da Academia da Cidade.

Segundo o diretor e médico do Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes (CMEM), Silvio Paffer, as ações desta semana são importantes para alertar a população sobre a diabetes, uma das doenças que mais ocorrem entre os brasileiros. “É necessário reforçar a alimentação saudável e exercícios regulares como meios para prevenir esse mal silencioso”, explicou.

Segundo o secretário da SADGP, Marconi Muzzio, a atividade tem o objetivo de trazer para o servidor a oportunidade de cuidar da saúde. “Com a promoção de ações que beneficiem a mente, o corpo e a alma, pretendemos melhorar a qualidade de vida dos servidores, pois eles são nosso maior bem".

A servidora Lindaci Azevedo realizou os exames de glicemia e aferição de pressão e aprovou a ação. “Essas atividades nos incentivam a cuidar da saúde”, conta. Como ela, diversos funcionários tiveram acesso aos serviços gratuitos.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, participou das atividades, realizando aferição de pressão e teste de glicose. De acordo com o secretário, é preciso orientar as pessoas para que cuidem melhor da própria saúde. “Essa ação, voltada aos servidores e aos usuários, chama a atenção sobre uma das doenças mais recorrentes do nosso tempo e mostra que é preciso estar atento ao seu diagnóstico e tratamento”, afirmou.

Nova atividade - Na próxima sexta-feira (14), as atividades do Dia Mundial de Combate ao Diabetes acontecem no pátio externo do Centro Médico Ermírio de Moraes, em Casa Forte. No local, a população poderá aferir a pressão arterial e fazer teste de glicemia, além de participar de um aulão do Projeto Bom Dia, da Academia da Cidade, das 7h às 11h.