NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 12.11.15 - 15h36

Prefeitura apoia final de competição de danças urbanas

Campeonato Brasil Break Dance será realizado neste domingo (15) em parceria com a Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas

A final do Brasil Break Dance (Bradan), competição de danças de rua, modalidade 2x2, será realizada no domingo (15), às 14h, no Parque de Santana, Zona Norte da cidade, com a presença de jurados internacionais da Argentina, Bolívia e Colômbia. O campeonato é promovido pela Central Única das Favelas (Cufa) em parceria com a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (SECOD), e está inserido dentro da programação do Festival de Cultura de Rua (FestCrua). O início das batalhas será à tarde, mas durante todo o dia diversas atividades preventivas às drogas e oficinas de dança, basquete e grafite serão ministradas. A temática das substâncias psicoativas será inserida no intuito de promover uma cultura de prevenção ao uso e abuso das drogas em todos os segmentos da sociedade.

Na programação, estão previstas oficinas gratuitas de Breaking, Basquete de Rua e Graffiti Stêncil, às 10h, para crianças; simultâneo a apresentações de Bike, Le Parkour, Futebol, Basquete Freestyle, Danças Urbanas, Graffiti e Skate. Além dos duelos às 14h, outro ponto alto da final será os Pockets Shows, a partir das 17h, com rappers locais, da Argentina e do México. A entrega dos prêmios será feita às 20h.

Essa não é a primeira vez que SECOD e Cufa estão juntas. Nas duas primeiras etapas do evento, em agosto e setembro, e na Taça Recife de Comunidades (Tareco), os técnicos têm desenvolvidos atividades que incentivam a prevenção nos bairros do Recife. “SECOD e Bradan promovem campanhas de prevenção nas comunidades, tornando os atletas mais conscientes de seus papéis com sua realidade e entorno”, pontua a secretária de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, Aline Mariano, que ainda ressalta a relevância de estabelecer essa união. “A SECOD apoia todas as ações de enfrentamento às drogas. Essa parceria está sendo bem sucedida com a Cufa e com todos esses atores que fazem muito bem esse papel social”, explica.

A Cufa, que trabalha com a temática há quase 20 anos e, em Pernambuco, está desde 2007, é uma organização reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio Janeiro, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.
>>