Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Defesa Civil | 12.11.18 - 16h32

Defesa Civil do Recife realizou simulado para prevenção de desastres na comunidade do Coque

img_alt

Simulado foi realizado na Escola Municipal Professor José da Costa Porto, no Coque. A Defesa Civil simulou um incêndio e a evacuação da escola. ocorrências desse tipo (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Na manhã de hoje (12/11), alunos, professores e servidores da Escola Municipal Professor José da Costa Porto, na comunidade do Coque, zona central do Recife, participam do Simulado para Prevenção de Desastres, organizado pela Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife. Na ocasião, foi simulado um incêndio nas dependências da escola, colocando em prática os procedimentos para evacuação do prédio, bem como a aplicação dos primeiros socorros.

Alunos, professores e funcionários de oito escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife receberam instruções sobre Defesa Civil e Percepção de risco; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Resíduos sólidos; Cidade Segura e Resiliente; Primeiros Socorros, Produtos Perigosos e Combate à Princípio de Incêndio; e Evacuação de áreas em caso de Emergências. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec), da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), e teve o plano piloto iniciado em abril.

Segundo o coronel Cássio Sinomar, secretário Executivo de Defesa Civil, as instruções fazem parte do projeto NUPDEC (Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil), promovido pela Sedec, uma proposta educativa prevista na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, para fortalecer a preparação, prevenção e resiliência da população das áreas de risco da cidade.

Neste ano, as escolas municipais do Recife contempladas para a formação destes núcleos foram a Escola Municipal São João Batista (Alto Santa Terezinha); Escola Municipal Monsenhor Viana (Dois Unidos); Escola Municipal Córrego da Areia (Nova Descoberta); Escola Municipal Octávio Meira Lins (Alto Nossa Senhora de Fátima); Escola Municipal Nilo Pereira (Casa Amarela); Escola Municipal Jardim Monte Verde (Jardim Monte Verde); Escola Municipal Orlando Parahym (UR-04); e Escola Municipal Professor José da Costa Porto (Coque).

O objetivo é capacitar alunos multiplicadores sobre a responsabilidade social do sistema de Defesa Civil, em oito encontros realizados nas escolas os 296 alunos, além dos professores e funcionários foram capacitados pelas equipes das Regionais da Sedec.