NOTÍCIAS

| 12.12.11 - 17h20

Profissionais do projeto Consultório de Rua comemoram um ano de funcionamento do serviço

Por Tádzio Estevam

Reduzir os danos causados pelas drogas e promover a cidadania. Estes são alguns dos objetivos do projeto Consultório de Rua, integrante do programa +Vida da Secretaria de Saúde do Recife. O projeto que tem como ação principal abordar os usuários de drogas nas ruas do Recife e encaminhá-los aos serviços municipais de saúde comemorou nesta segunda-feira (12) um ano de existência. Para marcar a data, foi organizado um evento no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no qual contou com a presença de toda a equipe e de um especialista em História das Drogas na Sociedade e também historiador da Universidade de São Paulo (USP), Henrique Carneiro. Na ocasião, o professor falou sobre a temática para um público que lotou o auditório do centro.

A mesa de abertura contou com a presença do assessor executivo da secretaria, Tiago Feitosa, da coordenadora do +Vida, Angélica Oliveira, da professora do Curso de Serviço Social da UFPE e membro do Conselho Nacional de Álcool e Drogas, Roberta Uchoa, além de uma representante da secretaria de saúde de Camaragibe. Na ocasião, os participantes apresentaram os resultados deste último ano de campanha, além de dar inicio à aula inaugural da Escola de Redutores de Danos que capacita os profissionais para a realização de ações de combate ao uso de drogas.

“Precisamos refletir sobre como a Cidade vive e como podemos intervir nas políticas públicas de saúde, a exemplo da que implantamos com relação à redução de danos. Sabemos que temos que fazer a nossa parte, o que faz do Recife uma cidade audaciosa na construção dessas políticas. Um dos exemplos disso é o Consultório de Rua, um dispositivo que dispara a rede municipal de saúde convidando os usuários a utilizar os nossos serviços para garantir uma boa qualidade de vida para a população”, disse Tiago Feitosa.

Consultório de Rua Idealizado para representar uma nova prática de saúde, o Consultório de Rua atua diretamente nos contextos de risco e vulnerabilidade dos usuários de entorpecentes na Cidade. O Projeto (CR) é um dispositivo clínico comunitário da rede do Programa + Vida, vinculado a Secretaria de Saúde e à Ação Integrada de Atenção ao Crack e Outras Drogas. As ações são realizadas desde março de 2010 quando o programa foi implantado com o auxílio do Ministério da Saúde e ampliou as campanhas voltadas para o uso de drogas e combate ao Crack no Município.

O atendimento acontece através de visitas multidisciplinares, além da ação de conscientização e distribuição de preservativos e folders com dicas para a redução de danos. A equipe realiza também um mapeamento das “Cenas de Uso do Crack” o que facilita na intervenção e também na atuação de agentes de saúde e assistência social nestas áreas. Atualmente o CR conta com seis equipes que atendem todos os seis Distritos Sanitários do Recife. O objetivo é proporcionar uma atividade diferenciada para os usuários de drogas através da abertura de campo com os redutores de danos e encaminhar os usuários para as redes do SUS e SUAS.