PCR disponibiliza na internet guia histórico de locais de luta democrática no Recife
A partir desta quarta-feira (12), a Prefeitura do Recife disponibiliza a versão online do livro Recife Lugar de Memória, de autoria dos escritores Plínio Santos Filho, Malthus Oliveira de Queiroz e Sidney Rocha. Além de ser um guia turístico de visitação de lugares de memória, é também um documento histórico que contém todos os roteiros que nos levam aos lugares onde os pernambucanos resistiram e lutaram pela liberdade democrática.
O material une conhecimento geográfico e histórico ao interesse pelo turismo, trazendo informações sobre pontos turísticos e citando fatos e aspectos relevantes dos lugares visitados, sempre focando em quatro rotas históricas. ”O guia é voltado para um público mais específico, que tem um olhar sobre a história. Nós estamos inseridos no conceito da Coalizão Internacional de Sítios de Consciência, e também preservamos a tese ‘Para que nunca se esqueça, para que nunca mais aconteça’, que adotam os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade”, completou a secretária.
Para a secretária da pasta, Amparo Araújo, um povo sem memória não tem identidade. Por isso, a gestão do prefeito João da Costa deixa para a cidade um recorte da história de repressão vivida no Estado. ”Não podemos analisar a história contemporânea sem ter um olhar para o passado. O roteiro do livro foi dividido em ciclos com o objetivo de traçar essa linha do tempo, abordando a época do açúcar, da invasão dos holandeses, das revoluções de 1817 e 1824 e da ditadura militar, até chegar aos dias atuais”, explica a secretária.
De acordo com um dos escritores de Recife Lugar de Memória, Plínio Santos Filho, a cidade do Recife serve como cenário e seus monumentos, ruas e personagens ditam a sequência do livro. ”É uma obra que exigiu muito esforço, porque tivemos que reunir documentos e fotos de cada local, contemplando a história do Recife desde a sua fundação, passando pelos vários eventos históricos que aconteceram”, destaca.
A publicação é resultado de uma parceria entre a PCR, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), e o Ministério da Justiça, que financiou o projeto. Além da versão online, o livro também será apresentado no formato impresso e distribuído posteriormente pela SDHSC. ”A princípio nós disponibilizamos apenas a versão online, porque com o surgimento de novos locais de memória que ainda não foram identificados, eles serão devidamente incluídos e a leitura será atualizada. Em breve, também estará disponível no Google Maps”, adianta Amparo Araújo.
Confira o guia turístico Recife Lugar de Memória no link:
http://www.restaurabr.org/rlm.pdf