NOTÍCIAS

Cultura | 12.12.13 - 10h46

PCR realiza reunião com representantes de blocos de Carnaval para garantir segurança e organização à festa

[caption id="attachment_41626" align="aligncenter" width="680"] O encontro foi convocado pela prefeitura para discutir propostas para evitar problemas durante os desfiles das agremiações. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)[/caption]

Com o objetivo de realizar um Carnaval mais seguro e organizado, a Prefeitura do Recife realizou, na tarde desta quarta-feira (11), reunião com representantes de blocos que desfilam na cidade. O encontro serviu como abertura de um canal de diálogo entre o poder público e os responsáveis pelas agremiações para evitar problemas, principalmente, durante a semana pré-carnavalesca.

Nessa primeira reunião, os secretários de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, Turismo e Lazer, Felipe Carreras, e Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, ouviram sugestões dos 45 responsáveis por blocos de todas as regiões da cidade que compareceram ao encontro.

Várias propostas foram discutidas, entre elas, a de realizar um cadastro de todas as agremiações para que o poder público possa melhor fiscalizar as questões de trânsito e controle urbano. A ideia foi aprovada por todos.

O secretário João Braga afirmou que a prefeitura quer garantir que todos os blocos desfilem em seus bairros de origem. "Vamos nos reunir mais vezes para que, em janeiro, possamos ter o mapeamento de todos os blocos, para que os desfiles ocorram sem problemas", explicou.

Felipe Carreras, titular da pasta de Turismo e Lazer, destacou a importância das agremiações. "O que todos nós queremos é fazer um Carnaval seguro e ordeiro. Somos a favor da saída de todos os blocos", esclareceu.

Os representantes dos blocos comemoraram a abertura do canal de diálogo com a prefeitura. "Achei a reunião muito positiva. É a primeira vez que a prefeitura abriu o diálogo com os blocos para organizar melhor a festa", declarou Leonardo Siebra, do Acorda Pra Tomar Gagau.

Para o presidente do CDU Folia, Mario Maciel, a iniciativa da prefeitura de ouvir os blocos vai ajudar quem faz o Carnaval de Rua do Recife. "Acho ótimo que a gente possa dar nossa opinião. Isso é bom para a gente e para a prefeitura, que se organiza melhor", afirmou.

No encontro não foi discutida a proposta de utilizar trecho sem prédios da Avenida Rui Barbosa - entre o Parque da Jaqueira e Rua Amélia - para o desfile de quatro blocos que costumam sair naquela região. Como trata-se de um assunto pontual, o tema será tratado posteriormente com os representantes dessas agremiações.

Uma nova reunião ficou agendada com todos os blocos para o próximo dia 19. Nesse novo encontro, a ideia é acertar algumas propostas para que o Carnaval 2014 seja mais seguro e organizado para os recifenses.