NOTÍCIAS

Turismo | 12.12.22 - 18h30

Recife entra no clima do Natal dos Encontros

img_alt

Com decoração tomando conta das ruas e programação marcada para iniciar nesta semana, Prefeitura do Recife entra na reta final dos preparativos para espalhar luz e festa por toda a cidade. Prefeito João Campos conferiu a decoração em Boa Viagem e no Bairro do Recife na noite deste domingo (11). (Foto: Alessandro Potter/PCR)

O Recife se veste de luzes e cores para celebrar o Natal dos Encontros, promovido pela Prefeitura do Recife, convidando a cidade de volta para suas celebrações e para todos os abraços que precisaram ficar guardados nos anos anteriores. Assim como em 2021, a árvore que será o maior símbolo da decoração, preparada pelo poder público municipal, fica na Avenida Agamenon Magalhães. Vai ter decoração ainda em vários pontos da cidade: na Avenida Boa Viagem (Primeiro, Segundo e Terceiro jardins), na Avenida Rio Branco, na Rua do Bom Jesus, no Pátio de São Pedro e nos parques da Jaqueira, Dona Lindu e Macaxeira. Uma novidade deste Natal será a Praça do Entroncamento, que também vai se enfeitar para a festa. Na noite deste domingo (11), o prefeito do Recife João Campos conferiu parte da decoração natalina da cidade que já está pronta - no Segundo Jardim de Boa Viagem e na Avenida Rio Branco.

 

“Estou aqui na Rio Branco, no centro da nossa cidade, vistoriando a iluminação e decoração de Natal que neste ano está espalhada nos quatro cantos da cidade, sobretudo naqueles locais que apresentam uma grande circulação de pessoas. Centro, Avenida Boa Viagem, Avenida Agamenon Magalhães, Praça do Entroncamento e Pátio de São Pedro trazem elementos tradicionais do Natal junto com apresentações culturais que são marcas da nossa cultura, a exemplo do pastoril”, explicou João Campos. “Então a gente convida os recifenses e turistas para verem de perto a nossa decoração natalina e para poderem também vivenciar e respirar a nossa cultura. O Recife mais uma vez fazendo um Natal de todos e de todas, um Natal que mostra a beleza da nossa gente, da nossa cultura e da nossa cidade”, acrescentou ele.

 

Uma das recifenses que apreciou a decoração natalina do Segundo Jardim de Boa Viagem na noite deste domingo foi a enfermeira Mayara Gomes, de 34 anos, que mora no bairro Madalena. “Eu vim com o meu esposo, meus dois filhos e a minha sogra. A decoração ficou linda mesmo. É a primeira vez que a gente vem aqui com a decoração, e foi uma grata surpresa ver a decoração aqui hoje, a gente não sabia que já estava assim. A gente trouxe os filhos para brincar e então vimos isso, já tiramos várias fotos, em vários locais”, contou ela.

 

A programação, com atividades de 15 de dezembro a 6 de janeiro, também será descentralizada, distribuindo as tradições do período natalino, como pastoril, boi de Natal, reisado e guerreiro, cavalo marinho e ciranda, por toda a cidade: no Pátio de São Pedro, Avenida Rio Branco, parques da Jaqueira, Dona Lindu e Macaxeira e no Segundo Jardim. Por meio do projeto Jornadas para Celebrar, o ciclo também levará as tradições e atrações da cultura popular para encontrar e encantar os públicos do Recife nas seis RPAs: no Sítio Trindade, Cordeiro, San Martin, UR-3, Ibura, Santo Amaro e Beberibe.

 

A programação estreia na Rio Branco, na próxima quinta (15), com apresentações do Pastoril Giselly Andrade, Boi Faceiro e Guerreiro do Sol Nascente, a partir das 18h. Na sexta (16), mais 10 atrações irão ganhar os palcos do Natal, na Rio Branco, no Pátio de São Pedro e no Sítio Trindade. Também na sexta, a partir das 19h, haverá cantata natalina no Paço do Frevo. No sábado e no domingo, mais 16 atrações irão se apresentar nos parques da Jaqueira e da Macaxeira, no Cordeiro, na Rio Branco e no Segundo Jardim, totalizando mais de 30 espetáculos natalinos por toda a cidade no primeiro fim de semana de celebração.

 

Até o dia 6 de janeiro, quando a Lapinha natalina queimará, no Pátio de São Pedro, dando o ciclo por encerrado e abrindo alas para o saudoso Carnaval, a cidade receberá um variado desfile de agremiações e folguedos natalinos, em mais de 50 apresentações, com festa também entre os dias 22 e 25 e 28 e 30.

 

Além do Paço do Frevo, os teatros de Santa Isabel e do Parque entrarão na celebração natalina, sediando, respectivamente, concertos da Orquestra Sinfônica do Recife, nos próximos dias 14 e 15, e da Banda Sinfônica do Recife, no dia 21. Como reza a tradição do ciclo na cidade, também vai ter programação no Marco Zero, que será palco para três apresentações do Baile do Menino Deus, com apoio da Prefeitura, nos próximos dias 23, 24 e 25.

 

ÁRVORE - Com 35 metros de altura, a árvore principal acende alegria e esperança no futuro nas imediações do Hospital da Restauração, montada em cima de uma passarela sobre o canal. Em formato cônico, a estrutura metálica é toda vazada, revelando arabescos acesos por projetores dentro da árvore. Essa estrutura central é sustentada por hastes douradas e também iluminadas. No topo, uma estrela ouriço compõe a protagonista da decoração natalina, para convidar ao encanto um dos entornos mais apressados da cidade, reluzindo em dourado a beleza do Natal. 

 

Além da grande árvore, na Agamenon, estão sendo montadas outras seis estruturas: na Rio Branco, no Segundo Jardim, no Pátio de São Pedro e nos parques da Jaqueira, da Macaxeira e Dona Lindu. 

 

O Recife Antigo é outro foco da decoração natalina. Na Avenida Rio Branco, além da árvore palco para apresentação dos folguedos natalinos, estão sendo montados presépio, alameda de árvores natalinas e um túnel de luz. Na vizinha Rua do Bom Jesus, arcos luminosos e estrelados estão sendo posicionados de uma extremidade à outra da via. 

 

No Pátio de São Pedro, a grande árvore de Natal, no centro do entorno histórico e cultural, será também palco para abrigar o desfile de tradições e brincadeiras natalinas. Das fachadas dos prédios até o topo do palco, cordões luminosos mergulharão em luz toda a beleza do Pátio e de suas constantes celebrações.

 

As luzes também tomarão conta da Avenida Boa Viagem, do Primeiro ao Terceiro jardins, com iluminação paisagística nas árvores, letreiro natalino, além de elementos decorativos de chão.