NOTÍCIAS

Cultura | 13.01.14 - 19h44

Prefeitura rememora luta e feitos de Frei Caneca

[caption id="attachment_42692" align="aligncenter" width="680"] Geraldo: “um representante da luta brasileira pela democratização e pela liberdade” (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

Geraldo Julio fez a aposição de coroa de flores e  troca da bandeira da cidade para marcar o dia do arcabuzamento do mártir

A Prefeitura do Recife rememorou o Arcabuzamento de Frei Caneca, na tarde desta segunda-feira, (13), no Museu da Cidade do Recife. Após 189 anos de sua execução, o mártir pernambucano que marcou a história foi lembrado pelo prefeito Geraldo Julio como “um representante da luta brasileira pela democratização e pela liberdade”. A programação teve início com o prefeito colocando uma coroa de flores sobre o busto de Frei Caneca, localizado diante dos muros do Forte das Cinco Pontas, onde  o religioso tombou morto devido à sua ativa participação nos movimentos revolucionários do século XIX – a Revolução Pernambucana de 1817 e a Confederação do Equador, em 1824.  O arcabuzamento de Frei Caneca ocorreu em 13 de janeiro de 1825, por ordem da Coroa Imperial do Brasil.

A solenidade seguiu dentro do Museu da Cidade, reunindo a ordem maçônica local, tendo o Grão-Mestre Antônio do Carmo como representante; o vice-prefeito Luciano Siqueira; o comandante da Guarda Municipal do Recife, inspetor Marcílio Domingos; a diretora geral do Museu da Cidade do Recife, Betânia Correia; o vice-presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, José Luiz da Mota; e o artista plástico Abelardo da Hora. Ordem maçônicas e para-maçônicas foram representadas pelo Grande Oriente Independente de Pernambuco - Goipe, Ordem DeMolay, Filhas de Jó e movimento do Escoteiros.



Para marcar a data, o prefeito Geraldo Julio realizou a troca da bandeira da cidade ao lado do vice-prefeito, Luciano Siqueira, sob o hino do Recife, executado pela Banda da Polícia Militar de Pernambuco e acompanhado pelo coral da Empresa de Urbanização do Recife - URB. O  gestor mencionou a importância do ato cívico-cultural, citando a bravura deste herói da pátria nascido no Recife. “Frei Caneca lutou, acima de tudo, pela igualdade. Lembrar a nossa história é fortalecer as certezas da nossa luta, dos nossos caminhos. Podermos realizar este ato com a presença de crianças e jovens demonstra o papel importantíssimo de difundir esta memória”, declarou. A diretora do Museu da Cidade do Recife, Betânia Correia, afirmou que “estas vivências funcionam como faróis, norteiam ações, orientam metas, iluminam o futuro”. Segundo ela, "no momento em que a cidade do Recife vive um processo de modernização de seus espaços, valorizar e divulgar o legado de Caneca é apropriar-se do nosso maior capital, que está nos registros históricos, no simbolismo".

CAFÉ COM CANECA- Como parte da programação que relembra os feitos de Joaquim do Amor Divino Rabello, o Frei Caneca, o Museu da Cidade do Recife vai realizar, de 14 a 18 de janeiro o Café com Caneca,uma mostra de filmes sobre o herói. Serão exibidos “ Caneca e a Confederação do Equador”, e “ O mensageiro”, de Osman Godoy. A mostra acontecerá no Forte das Cinco Pontas, das 12h30 às 13h, seguida de um bate-papo com café.