NOTÍCIAS

Cultura | 13.02.14 - 09h49

Naná Vasconcelos e Maracatu Raízes de Pai Adão afinam tambores para a abertura do Carnaval

[caption id="attachment_43698" align="alignleft" width="680"] Prefeito Geraldo Julio acompanhou ensaio, realizado nesta quarta-feira, no terreiro em Água Fria. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio acompanhou, na noite desta quarta-feira (12), o ensaio de Naná Vasconcelos com o Maracatu Raízes de Pai Adão. O percussionista, que foi o homenageado da festa no ano passado, afina os tambores para a grande abertura do Carnaval do Recife 2014, no próximo dia 28. O encontro foi realizado no terreiro do maracatu, em Água Fria, a mais antiga casa de culto Nagô de Pernambuco e uma das mais representativas do Brasil.

“As manifestações da cultura popular e os nossos artistas são o que formam, verdadeiramente, o nosso Carnaval. Valorizamos muito os artistas da nossa terra e a nossa cultura. Temos 98% da programação do Carnaval do Recife composta por músicos daqui. No Baile Municipal, só teremos apresentações de artistas pernambucanos. Será o maior carnaval já visto no Recife, com mais polos, uma programação diversificada, muita segurança e a alegria de sempre do nosso povo”, destacou Geraldo Julio.

Na ocasião, o prefeito recebeu das mãos do presidente do Maracatu Raízes de Pai Adão, Itaiguara Felipe da Costa, uma miniatura do estandarte da Nação como forma de agradecimento pela lembrança e valorização da cultura de terreiro. “Para nós é sempre uma satisfação quando somos reconhecidos como parte fundamental da cultura da nossa cidade, do nosso estado. Temos o prazer de fazer parte da programação do Carnaval do Recife 2014. Teremos 70 percussionistas que vão se unir com as outras nações para a grande apresentação na abertura do carnaval, uma noite que vai ser inesquecível”, disse o presidente do grupo, que é bisneto do Pai Adão.

[caption id="attachment_43700" align="alignleft" width="680"] O prefeito recebeu das mãos do presidente do Maracatu Raízes de Pai Adão, uma miniatura do estandarte do grupo, como forma de agradecimento. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)[/caption]

PREPARAÇÃO - O percussionista Naná Vasconcelos começou com um mês de antecedência os ensaios para a abertura oficial do Carnaval do Recife. Em 28 de janeiro, fez o primeiro encontro com o Maracatu Sol Nascente, também de Água Fria. Como é de costume, toda semana Naná percorre comunidades da Região Metropolitana, visitando as sedes das 11 nações de maracatu com as quais ele dividirá o palco no dia 28 de fevereiro, no Marco Zero. Nas sextas-feiras, o músico leva os grupos para se apresentarem na Rua da Moeda, no Bairro do Recife.