NOTÍCIAS

| 13.02.15 - 12h09

CTTU monta operação especial de trânsito para o Carnaval do Recife

Diariamente, um efetivo de 240 agentes e orientadores de trânsito irão auxiliar na mobilidade dos foliões na área central do Recife

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou uma operação especial de circulação de veículos com o objetivo de facilitar a mobilidade dos foliões durante o Carnaval do Recife. Diariamente, o efetivo de cerca de 120 agentes e 120 orientadores de trânsito vai realizar o trabalho de fiscalização e operação de tráfego, garantindo a segurança viária e o deslocamento do público que vai curtir o Galo da Madrugada e a programação no Bairro do Recife. As interdições tiveram início na noite da quarta-feira (11), com o fechamento da Ponte Duarte Coelho, onde está montada a estrutura do Galo da Madrugada. Já a partir das 14h desta sexta-feira (13), as vias do Bairro do Recife serão interditadas para a circulação de veículos para o grande evento que marca a abertura oficial do maior carnaval do mundo. Confira abaixo as operações montadas pela CTTU.

OPERAÇÃO GALO DA MADRUGADA - Em virtude da montagem do Galo, a CTTU realizou, às 22h da quarta-feira (11), o fechamento da Ponte Duarte Coelho. Já a partir das 22h desta sexta-feira (13), a Companhia irá realizar o fechamento dos bairros de Santo Antônio e São José, onde haverá a concentração do bloco. Vias como a Rua do Sol, Rua Siqueira Campos e Avenida Nossa Senhora do Carmo serão interditadas. A Avenida Sul também será bloqueada nas proximidades do antigo pontilhão. A partir das 7h até às 16h do sábado (14), apenas os ônibus, linhas especiais do Expresso da Folia e os táxis poderão acessar o Cais José Estelita. Os veículos particulares oriundos do Pina, Boa Viagem e demais bairros da Zona Sul deverão acessar a área central da cidade através da Avenida Governador Agamenon Magalhães. As interdições começam a ser desfeitas a partir das 18h do sábado, exceto na Ponte Duarte Coelho, que está programada para ser desbloqueada até às 14h da Quarta-feira de Cinzas.

BAIRRO DO RECFE - Com o objetivo de garantir a segurança viária e o disciplinamento do trânsito, as vias que compõem a ilha do Bairro do Recife serão interditadas para a circulação de veículos a partir das 14h desta sexta-feira (13), com exceção da Avenida Cais do Apolo e de um trecho da Rua Madre de Deus. Já a partir do domingo (15) até a quarta-feira (18), a circulação de veículos no bairro será proibida, inclusive na Rua Madre de Deus e na Avenida Cais do Apolo, até a altura da Caixa Econômica Federal. Além disso, a Ponte Maurício de Nassau ficará fechada para todo tipo de veículo, sendo exclusiva para os pedestres. Haverá, ainda, restrição de circulação nas pontes 12 de setembro (Giratória), Princesa Isabel e Buarque de Macedo. Os bloqueios nas pontes serão montados das 14h às 5h, diariamente.

A Ponte Princesa Isabel será interditada para o tráfego misto (carros e motos) no sentido subúrbio, onde apenas ônibus e táxis poderão circular. Dessa forma, os condutores oriundos da Rua Princesa Isabel deverão realizar, obrigatoriamente, o giro à esquerda, acessando a Rua da Aurora, Ponte do Limoeiro e Avenida Cais do Apolo, onde haverá estacionamento gratuito nos prédios sede da Prefeitura do Recife, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Tribunal Regional Federal (TRF). Haverá também proibição de circulação na Avenida Martins de Barros, próximo a Rua Moacir Baracho. Dessa forma, a Ponte Buarque de Macedo será isolada e ficará aberta apenas para a circulação de ônibus e táxis. Os condutores de carros e motos oriundos da Avenida Martins de Barros deverão realizar o retorno na Praça da República e sair na Ponte Princesa Isabel, sentido Parque 13 de Maio, acessando a Rua da Aurora.

Também haverá restrição de circulação na Ponte 12 de Setembro (Giratória), onde apenas táxis, condutores que vão estacionar no Paço Alfândega e linhas especiais do Expresso da Folia poderão transitar. Já a Ponte do Limoeiro ficará aberta para o tráfego misto de veículos particulares, garantindo aos condutores o acesso ao estacionamentos da Prefeitura do Recife, TRT e TRF. Os veículos que acessarem a Avenida Cais do Apolo só poderão circular até as proximidades da Caixa Econômica Federal. A medida visa impedir a circulação de veículos no foco da folia.

POLOS E POLINHOS – A CTTU também vai realizar intervenções na circulação no entorno dos polos do Alto José do Pinho, Bomba do Hemetério, Brasília Teimosa, Campo Grande, Casa Amarela, Chão de Estrela, Ibura de Baixo, Jardim São Paulo, Lagoa do Araçá e Santo Amaro. Além disso, haverá bloqueios de vias nas proximidades dos palcos que estão sendo montados nos Polinhos, localizados em bairros como Alto do Mandú, Areias, Barro, Bongi, Campo Grande, Morro da Conceição, Mustardinha, Roda de Fogo, San Martin e Coqueiral. Os condutores deverão ficar atentos à sinalização montada pela Companhia nesses locais. Equipes de 6 a 20 agentes de trânsito vão se dividir entre os polos e os polinhos durante toda a programação do Carnaval do Recife.

ORIENTADORES – No Carnaval de 2015, repetindo o que foi feito em 2014, além do efetivo de agentes de trânsito, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai contar com o auxílio dos orientadores de trânsito no trabalho de operação e monitoramento de tráfego. Um efetivo de 120 profissionais entre orientadores de trânsito em solo, em motos, inspetores e auxiliares, estará disposto em pontos estratégicos da área central da cidade, de 10h às 21h30, no Sábado de Zé Pereira, durante o Galo da Madrugada. Entre domingo (15) e a terça-feira (17), equipes formadas por 70 orientadores vão atuar, entre 10h e 21h30, juntos aos agentes de trânsito nos pontos de bloqueios e de monitoramento que serão formados no entorno do Bairro do Recife. Além disso, os 19 corredores viários que são beneficiados pela ação no dia a dia, a exemplo da Avenida Governador Agamenon Magalhães, Avenida Engenheiro Domingos Ferreira e Avenida Norte, continuarão com equipes de orientadores em seus principais cruzamentos durante o sábado (14) e a segunda-feira (16). O trabalho desses profissionais, que está consolidado na cidade por dar maior fluidez ao trânsito e evitar o cometimento de infrações, também será fundamental para facilitar a mobilidade dos foliões.

Confira aqui as interdições